Exame de sangue pode detectar depressão e transtorno bipolar

Exame de sangue pode detectar depressão e transtorno bipolar

Cientistas da Universidade de Medicina de Indiana, nos EUA, criaram um inovador exame de sangue capaz de detectar se uma pessoa tem ou poderá ter doenças como depressão ou transtorno bipolar.

 

Exame de sangue pode detectar depressão e transtorno bipolar

O estudo levou quatro anos para ser concluído e promete ser uma revolução no diagnóstico de distúrbios de humor.

De acordo com dados, os transtornos do humor podem afetar uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. A depressão, especialmente, tem maior ocorrência entre os 15 e 44 anos.

A falta de testes objetivos e a visão estigmatizada, faz com que os transtornos de humor, na maioria dos casos, sejam sub ou mal diagnosticados.

O experimento contou com a participação de mais de 300 voluntários.

A Medicina de Precisão, como o próprio nome explica, é baseada no tratamento personalizado. Algo mais preciso. Todo o estudo e análise são baseados em características genéticas específicas de cada indivíduo ou grupo.

Para que haja uma pesquisa “precisa”, é necessário que haja um volume vastíssimo de informações genéticas e médicas, vindas de várias populações e grupos diferentes, que, opôs coletadas, analisadas e devidamente processadas, passa a ser o resultado da Medicina de Precisão.

Só doação regular de sangue mantém estoques

O exame

Para entender melhor a pesquisa, os cientistas usaram como base o Biomarcador de RNA, que é um indicador capaz de medir a severidade ou a presença de algum nível de doença no corpo.

Esse teste fez com que os pesquisadores encontrassem 26 biomarcadores, ou seja, 26 tipos de indicadores de doenças ligadas aos distúrbios de humor, e foram capazes de indicar o estado emocional de uma pessoa, bem como sua propensão a desenvolver depressão, transtorno bipolar ou outras doenças mentais.

Daí, ao lerem esses biomarcadores, os cientistas detectaram que eles já eram alvos de drogas existentes como a pindolol e o ácido clorogênico, por exemplo.

O resultado fez com que os cientistas elaborassem um exame de sangue capaz de detectar essas causas, o que permite combinar pacientes a medicamentos de maneira direcionada e medir a resposta ao tratamento.

 

Fonte: Open Access Government