Entra em vigor decreto que desobriga uso de máscara em locais abertos

Entra em vigor decreto que desobriga uso de máscara em locais abertos. Poder público levou em consideração o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Manaus.

Entra em vigor decreto que desobriga uso de máscara em locais abertos.

 

Entrou em vigor, nesta quarta-feira (16/3) o decreto 5.274, que flexibiliza o uso de máscara em locais abertos.

O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), edição 5.304.

A decisão do prefeito David Almeida levou em consideração o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital amazonense.

A melhoria do quadro epidemiológico da doença, também foi um dos fatores que levaram o chefe do Executivo municipal a tomar essa decisão.

Ele explicou que não foi uma decisão pessoal, mas baseada nos dados apresentados pela direção da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), tendo sempre a cautela e a prudência como Norte.

A partir desta quarta-feira, não será mais obrigatória a utilização das máscaras em locais abertos.

Dependendo da evolução epidemiológica da transmissibilidade da Covid-19, o poder público ficará atento.

Essa medida vem ao encontro do que já vem acontecendo no resto do país e nas principais capitais.

De acordo com o decreto, em Manaus foram aplicadas 3.916.787 doses de vacina contra a Covid-19, que corresponde a 85,73% da população vacinável.

Nessa população, estão inseridos os menores de 12 anos ou mais, com o esquema vacinal completo, que são as duas doses ou dose única, dependendo do imunizante.

Conforme Boletim Epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), no período de 5 a 8 de março, nenhum óbito foi registrado em decorrência da Covi-19.

Além disso, houve uma redução de 80% na taxa de incidência de casos em todas as faixas etárias, e de 35% em internações hospitalares.

A medida prevista no decreto, recomenda a utilização de máscara de proteção respiratória, aos idosos de 70 anos e aos imunossupressivos.

Ainda, conforme o decreto, a medida será reavaliada de acordo com a situação epidemiológica do município.

Fonte: Semcom