Em sessão especial, Therezinha Ruiz ressalta os 10 anos do Bolsa Universidade

O Programa Bolsa Universidade da Prefeitura Municipal de Manaus ganhou destaque nesta segunda-feira (8) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em Sessão Especial, alusiva aos 10 anos de atuação do programa, que promove a inclusão socioeducacional, proporcionando o acesso dos alunos de baixa renda ao ensino superior. A iniciativa partiu da deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), presidente da Comissão de Educação.

Saudando os participantes da Sessão Especial, a deputada Therezinha Ruiz ressaltou o significativo alcance social do Programa Bolsa Universidade, que nesses 10 anos inscreveu mais de 500 mil candidatos e em 2018 ofereceu 28.329 bolsas de estudo.

“Trata-se de um programa que abre oportunidade para aqueles jovens de famílias pobres que não possuem condições financeiras para arcar com o custeio de um curso superior e podem ter uma perspectiva de futuro melhor”, destacou a deputada.

Nas palavras da diretora geral da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (ESPI), professora Maria Stela Cyrino, o Bolsa Universidade é uma política pública exitosa de inclusão social, que ao longo dos anos vem possibilitando o ingresso das pessoas menos favorecidas à universidade.

O programa, segundo Maria Stela Cyrino, tende a se expandir na formação de mão de obra qualificada em Manaus, e vem aperfeiçoando o seu sistema de ingresso dos alunos, por meio de critérios de transparência e segurança, com rígido controle para evitar problemas nas inscrições.

“Também procuramos atuar com lisura na prestação de contas, por se tratar de um programa baseado na renúncia fiscal, ou seja, o município deixa de arrecadar para investir em educação“, explicou.

O Bolsa Universidade oferece subsídio integral e parcial em cursos de graduação no modo presencial, com a parceria de 15 instituições privadas de ensino superior credenciadas junto ao programa.

Durante a Sessão receberam placas de reconhecimento pela dedicação e atuação destacada no programa, a professora Maria Stela Cyrino e representantes da Ulbra, Fucapi, Fametro, Nilton Lins, Martha Falcão, La Salle, Uninorte, Materdei e Estácio de Sá

Participaram da homenagem, a secretária municipal da Mulher, Conceição Sampaio, o secretário municipal de Administração, Lucas Cesar Bandiera e o representante da Seduc, Lucas Machado Gontijo.