Eduardo Braga e Amazonas Energia travam nova queda de braço

A novela acerca da instalação de medidores aéreos de energia em Manaus ganha novo capítulo, mais uma vez tendo a concessionária Amazonas Energia e o senador Eduardo Braga (MDB) como protagonistas. O senador, mais uma vez, obteve parecer judicial mantendo a proibição da instalação dos polêmicos medidores. A empresa, por sua vez, alega que o recurso foi obtido sobre processo originário extinto. Está instaurada, portanto, mais uma queda de braço entre as duas partes, com o consumidor aguardando para ver quem será o vencedor.

‘VIROU AS COSTAS PARA A JUSTIÇA’

Em nota, Eduardo Braga acusa a Amazonas Energia de desrespeitar a Justiça. “A Amazonas Energia vira as costas também para a Justiça ao informar, por meio de nota oficial, que desconsidera a decisão do desembargador Elci Simões de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), de manter a proibição de instalação dos novos medidores”, afirma, reiterando que decisão judicial se cumpre e, portanto, a instalação dos medidores continua proibida.

‘CIDADÃO QUE OCUPA UM CARGO’

Também em nota, a Amazonas Energia demonstra ironia ao não citar o nome de Braga e identificá-lo como “um cidadão que ocupa cargo político no Senado Federal”. A nota reafirma não reconhecer a eficácia da decisão judicial obtida pelo senador. “Assim, neste contexto de inexistência de decisão judicial posterior à extinção da ação popular que impeça, de forma expressa, a instalação dos novos medidores, não há qualquer óbice ao prosseguimento da instalação desses, considerando que são autorizados pela ANEEL e tem comprovação, de forma científica, da melhor eficiência no serviço prestado à população”, teima.

ACLAMAÇÃO DE CIDADE

Como o REBOJO vinha prevendo desde o final de outubro do ano passado, o que deveria ser a eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), será a aclamação da recondução do deputado estadual Roberto Cidade (UB) ao cargo, no dia 1º de fevereiro. Cidade já tem o apoio declarado de todos os deputados eleitos e reeleitos para a próxima legislatura, da qual será o presidente durante os dois primeiros anos. Mérito dele, que conseguiu aparar arestas e se tornar unanimidade nos últimos meses.

DESTAQUE NACIONAL

Além de ser notícia de destaque nos veículos locais nesta terça-feira (24), o corte de energia da Arena da Amazônia também ganhou destaque nacional. Foi, por exemplo, a manchete da página de esportes do UOL durante boa parte do dia. Ao todo, a dívida que causou o corte por débitos da Arena da Amazônia e Arena Amadeu Teixeira por falta de pagamento á supera o valor de R$39 milhões para as duas unidades consumidoras, desde o ano de 2016.

PALESTRANDO NO ALÉM-MAR

O presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Érico Desterro, ministrou palestra durante o segundo dia do 19º Encontro Internacional de Juristas, realizado entre 22 e 26 de janeiro de 2023, na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal. Desterro discorreu sobre o tema “Democracia, Governança e Controle”. O O evento marca os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 25 anos da Rede Internacional de Excelência Jurídica.

BAR DO ARMANDO SESSENTÃO

O tema da Banda da Bica este ano é alusivo à comemoração de 60 anos do tradicional e histórico Bar do Armando: “60 na BICA só não vai quem já morreu: é festa de santo, boêmio e ateu!”. A banda, uma das mais tradicionais do Carnaval de Manaus, põe seu bloco na rua no dia 11 de fevereiro, Sábado Magro de Carnaval, com seus bonecos gigantes, marchinhas e sambas de enredo históricos.

VALER VOLTA A TER LIVRARIA

Durante 25 anos, a Livraria Valer foi um oásis de conhecimento instalado na rua Ramos Ferreira, no Centro de Manaus. Após oito anos de seu fechamento, a Editora Valer – que surgiu a partir da livraria e sobreviveu a ela – anuncia que vai inaugurar uma nova livraria, oito anos após encerrar as atividades da original. Desta vez, se chamará Livraria Café Teatro e vai incluir Café, Adega e Galeria de Arte. O novo espaço será localizado à rua José Clemente, 600, no Largo de São Sebastião, e tem inauguração prevista para o início de junho.