Diretoria de Assistência Social divulga ações referentes ao Programa Doador Legal 2022

A Diretoria de Assistência Social da Assembleia Legislativa  do Amazonas (Aleam) prepara uma agenda de eventos em alusão ao dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho, data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante o mês de junho serão pelo menos três eventos relacionados à doação de sangue.

Na próxima quarta-feira (1) será realizado o Curso de Multiplicadores,no Auditório Belarmino Lins, às 13h.

A oportunidade, segundo a diretora de Assistência Social, Jandira Moura, é para propagar a ideia da doação, assim como tirar dúvidas de interessados em doar sangue. “Teremos aqui um técnico do Hemoam com todas as informações sobre a doação e o nosso intuito é tornar os ouvintes em multiplicadores, as pessoas podem se comprometer em conseguir mais doadores”, explicou.

A inscrição para o curso já está disponível no link: https://docs.google.com/forms/d/1gGFFu97pSJ3Z5y4ql4vXFh8W2TDFw2Wb5OTTIouG3ak/edit, com direito a um certificado de 10h de atividades complementares. 

Doação

A doação acontece na semana seguinte, na terça-feira (7), no Programa Doador Legal, quando a unidade móvel da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), conhecida como “Vampirão” estará na Assembleia, na área do estacionamento dos diretores, captando doações das 8h30 às 16h.

Mas a doação não se resume a apenas um dia. No dia seguinte, quarta-feira (8) uma equipe da Diretoria de Assistência Social estará na sede do Hemoam para receber aqueles que não puderam por algum motivo, doar sangue no dia anterior na Assembleia.

Quem não puder comparecer nestes dois dias, poderá doar sangue até o fim do mês ao programa.  “Até as 16h estaremos recebendo doadores que forem ao Hemoam doar sangue, mas até o final do mês de junho, as pessoas podem procurar o Hemoam e fazer a doação. Basta informar que é para o Doador Legal, pois é uma campanha que estará aberta até fim de junho no sistema do Hemoam”, salientou.

“A Campanha é uma forma que a Assembleia Legislativa, enquanto Casa do Povo, encontrou para contribuir com a sociedade, pois doar sangue é doar vida, uma forma de ajudar às pessoas que necessitam para tratamento de saúde. Nossa ferramenta é a empatia, hoje não preciso de doação de sangue, mas vou me colocar no lugar de alguém que precisa. Nossa meta inicial é de 300 bolsas de sangue, por isso pedimos ajuda da sociedade com esse gesto de amor ao próximo”, enfatizou.