David muda discurso e põe em dúvida apoio à reeleição de Wilson

Dado como certíssimo até bem pouco tempo, o apoio do prefeito David Almeida (Avante) à campanha de reeleição do governador Wilson Lima não é mais favas contadas. Isso dito pelo próprio David, que mudou o discurso nos últimos dias e tem afirmado que ainda vai definir quem apoiar. O prefeito não descarta nem mesmo lançar candidato próprio do Avante ao governo. Repetiu isso ao discursar no megaevento de filiação do secretário de Limpeza Pública, Sabá Reis, ao Avante, na noite desta quinta-feira (24).

DIGA AO POVO QUE FICO

O prefeito, entretanto, descartou a possibilidade de ele mesmo concorrer ao governo. Disse que vai deixar o “sonho” de ser governador para outra hora. E justificou afirmando que faz isso pensando em Manaus, não nele mesmo. Pretende primeiro resolver vários problemas crônicos da cidade e, por isso, segundo ele, escolheu permanecer no cargo para o qual foi eleito em 2020.

O VICE É A QUESTÃO

Como o REBOJO já apontou anteriormente, a pedra no sapato da aliança David-Wilson é a prerrogativa de indicar o vice na chapa de reeleição do governador. A proximidade com o PL do presidente Jair Bolsonaro, do ex-senador Alfredo Nascimento e do pré-candidato ao Senado Alfredo Menezes, colocou uma pulga atrás da orelha do prefeito. O PL também estaria reivindicando o direito de indicar o vice na chapa de Wilson. Até se resolver esse imbróglio, o apoio do prefeito fica em suspensão.

PEGOU FALTA

A ausência do vice-prefeito Marcos Rotta (sem partido) na megafesta de filiação de Sabá Reis ao Avante foi bastante sentida e comentada. Rotta ainda não definiu sua participação nas eleições deste ano. Não anunciou nem mesmo o partido ao qual vai se filiar. Quando saiu do DEM, em outubro de 2021, alegando “motivo de foro íntimo”, falava-se em sua filiação ao Avante de David Almeida. A ausência na cerimônia de filiação de Sabá Reis, contudo, põe essa movimentação em xeque.

PABLO ANFITRIÃO

O agora ex-adversário do governador Wilson Lima (UB), deputado federal Pablo Oliva (UB), será um dos anfitriões ¬– junto ao presidente regional do União Brasil, Pauderney Avelino e ao próprio governador – da festa preparada para marcar a filiação de Wilson à legenda. Pablo era contado como um dos deputados bolsonaristas que sairiam do partido para acompanhar o líder-presidente. Ficou e vai apoiar a reeleição de Wilson.

FAZEMOS TUDO QUE O MITO MANDAR?

A conversão de Pablo, aliás, é emblemática. E prediz o nó que terá de ser desfeito na cabeça dos bolsonaristas amazonenses, caso o apoio de Bolsonaro à reeleição de Wilson se concretize. O fato é que a imensa maioria dos apoiadores do presidente da República no Estado é #foraWilson. Resta saber se, como de costume, farão tudo o que o mito mandar e se converterão, também, em cabos eleitorais do governador.

ARTHUR NA OFENSIVA

O discurso agressivo do ex-prefeito Arthur Neto (PSDB) na cerimônia em que oficializou sua pré-candidatura ao Senado é um prenúncio da postura que o tucano adotará na campanha. Arthur atacou duramente os adversários, cutucou o opositor interno, senador Plínio Valério (PSDB), e deu uma “amostra grátis” do tom que pretende usar para convencer os amazonenses de que é a melhor opção para o Senado.

NASCE UMA ESTRELA

Teve lugar de destaque na cerimônia de lançamento da candidatura tucana a reitora da universidade Fametro, Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque. Foi elogiada em vários discursos durante a noite, teve direito a discursar e aproveitou para oficializar sua filiação ao partido. Analista político experiente, o jornalista Hiel Levy publicou em seu site que ficou claro que a reitora é um nome que o partido pretende trabalhar para disputas majoritárias este ano.

HERMANITOS EM FESTA

Comemorando três anos de atuação em Manaus, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos vai fazer uma festa de aniversário, neste sábado (26), das 9h às 12h, na Praça Francisco de Queiroz, localizada na rua Quintino Bocaiúva, n° 626 – Centro. Na programação do aniversário estão exposições fotográficas, apresentações musicais, danças, roda de capoeira, oficina de artes e a tradicional distribuição da sopa para venezuelanos e população em situação de rua. A OSC proporciona amparo para venezuelanos em situação de vulnerabilidade social.