Consórcio para compra de vacinas tem adesão de 649 prefeituras

Saiba quem não pode tomar vacina contra covid-19

Saiba quem não pode tomar vacina contra covid-19.

A vacinação já começou em todo o país, desde o início de março. Muita gente está se vacinando e outras esperando sua vez. Porém, o que a maioria tem em comum são dúvidas decorrente a tantas noticias negativas e fake News sobre todas as farmacêuticas.

Saiba quem não pode tomar vacina contra covid-19.

Saber se você não pode tomar a vacina contra a Covid-19 eh muito importante. Algumas pessoas apresentam quadros de comobirdade ou alergia que devem ter mais preocupação com o caso.

 

– O importante ficar claro que as vacinas são seguras. Todas foram testadas em humanos durante três fases obrigatórias que recomenda um número determinado de pessoas com diferentes perfis para cada uma dessas fases.

 

A imunização é importante, mas temos que lembrar que em caso de pandemia como a da covid-19 as expectativas de se ter uma vacina eram de 2 a 3 anos. Incrivelmente, e graças a parceria entre cientistas do mundo todo e a tecnologia, conseguimos várias vacinas em menos de 10 meses. Um marco pra história da ciência.

Outro fator que deve ser considerado são os efeitos colaterais que deixam as pessoas nervosas. Deve ficar claro que todas asa vacinas e remédios possuem efeitos colaterais de nível baixo, médio e alto. Basta ler a bula de qualquer remédio que isso ficará claro.

No caso das vacinas contra a Covid-19, esses efeitos foram detectados e divulgados para todos os Órgãos Reguladores do mundo. Mas, o que não foi divulgado ainda em larga escala é: quem pode tomar a vacina?

Infelizmente não são todas as pessoas que podem. Não que elas sejam prejudiciais. É que devido ao curto tempo, elas não foram testadas em todos os públicos e nem em todas as comorbidades. São poucas, fato, mas precisam ser testadas.

Vamos saber quem não pode tomar as vacinas

  • Gestantes e crianças – ainda não tem estudo cientifico conclusivo para esses dois grupos
  • Grupo dos alérgicos – no caso de pessoas que possuem alergias a muitos tipos de substancias, os chamados alérgicos crônicos, devem ficar atentos para os componentes das vacinas.

 

Quais são os componentes?

  • CoronaVac – essa vacina possui substancias como: hidróxido de alumínio, do hidrogeno fosfato dissódico, do di-hidrogenofosfato de sódio e do hidróxido de sódio
  • Oxford/AstraZeneca – cloreto de magnésio hexaidratado, polissorbato 80 e edetato dissódico di-hidratado.

Fora esses casos, a vacina é segura e pode ser tomada por todo os grupos determinados pela OMS e pelas farmacêuticas.

Anvisa regulamenta importação de remédios e vacinas por estados

Sobre o vírus usado nas vacinas

Você leu certo, existe vírus nas vacinas. Mas, não se assuste isso é mais comum e cientificamente explicável.

Se você já ouviu falar em imunidade de rebanho, deve lembrar que é a fase em que a maioria das pessoas ficam doentes e criam anticorpos resistentes ao vírus, certo?

Pois bem, para que aconteça essa imunidade de rebanha seria a custa de muitas mortes já que o novo coronavirus é muito contagioso e mortal. O sistema de saúde de nenhum país teria condições de atender as pessoas contaminadas. E, para haver contaminação, sinal que o vírus entrou no organismo, então não tem mistério nenhum o mesmo se encontrar nas vacinas.

Mas, nesse caso o vírus fica inativo, ou seja, não possui risco a saúde humana por ser um pedaço microscópico dele. Uma vez introduzido no corpo humano, é criado os anticorpos que, em seguida, detecta e memoriza o inimigo. Se, em caso de uma contaminação por aquele vírus, os anticorpos já tem as armas para se defender, tornando a crise em uma gripe que não levará a pessoa ao estado grave de saúde.

No caso da CoronaVac e da Oxford/AstraZeneca, essas usam o vírus inativo, ou o modo RNA mensageiro, que é o que explicamos anteriormente. Outras usam o vírus enfraquecido.

 

– Esse fator de não usar o vírus vivo é importante para as pessoas imunossuprimidas, que geralmente ficam fora de campanhas vacinais. Neste caso, elas podem e devem tomar a vacina da CoronaVac e Oxford/AstraZeneca.

 

Vale lembrar que as vacinas não evitam a doença. O objetivo da vacinação é impedir a infecção e quadros graves. Então, não tenha medo nem receio. Vacine-se!