Conecte SUS: carteirinha de vacinação é coisa do passado

Em algum momento alguém já perdeu ou esqueceu onde guardou a carteira de vacinação dos filhos.

Pois é, agora essa péssima experiência é coisa do passado.

O Ministério da Saúde desenvolveu o Conecte SUS, um aplicativo para Android e iOS que gerencia todo o histórico da pessoa no Sistema Único de Saúde (SUS).

Baixando o aplicativo para o celular, o cidadão pode acessar a Carteira Nacional Digital de Vacinação e acompanhar a sua imunização da covid-19, por exemplo. Ou seja, Assim que você se vacinar contra a covid-19 poderá verificar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada.

Assim, você e os profissionais de saúde terão controle do dia exato da dose tomada e quando deverá ser aplicada a segunda dose. Além disso, é possível evitar tomar doses de laboratórios diferentes.

Além disso, a carteira digital de saúde permite que o cidadão consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada.

Para baixar o aplicativo basta ir a loja APPStore ou GooglePlay, ele é gratuito.

Aprenda aqui como fazer seu cadastro no Conecte SUS:

  1. Abra o app e toque em “Pular” a introdução.
  2. Toque em “Entrar”.
  3. Caso não lembre se tem um cadastro, digite o CPF ou em “Crie sua conta”.
  4. Toque em “Número do CPF” – Você pode escolher outras opções também.
  5. Siga os passos seguintes.
  6. Na página inicial, você encontrará informações sobre as vacinas em cada idade, seus agendamentos nos SUS, medicamentos recebidos pelo SUS, entre outras opções.
  7. Para encontrar a sua carteira de vacinação, entre na aba “Histórico” e acesse a opção “Vacinas”.

Vale lembrar que para se vacinar contra a covid-19 basta levar um documento de identificação com número do CPF na hora em que for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários.