Comissão de Transporte recebe demandas de taxistas da Região Metropolitana de Manaus

Taxistas da Região Metropolitana da capital se reuniram, na manhã da última terça-feira (24), com o presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade (CTTM) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (PV). Na oportunidade, apresentaram demandas da categoria, como a regulamentação do transporte intermunicipal, além de solicitar mais rigor na fiscalização dos automóveis que trafegam entre os municípios.

Para atender as demandas apresentadas, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública com a participação da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) para discutir a regulamentação junto às associações e cooperativas que regem a categoria nos respectivos municípios.

“Diante de tudo que vocês estão me apresentando, o que posso propor, de início, é que nós façamos uma audiência pública junto com a Arsam e, assim, começarmos a tratar a questão. Não será da noite para o dia, mas alguém precisa começar e a Comissão está de portas abertas para ouvir as demandas de todos vocês e iniciar essa luta”, disse o parlamentar.

 

Terra sem Lei

 

De acordo com o vereador do município de Presidente Figueiredo (distante 117 km da capital), Ricelli Pontes (PDT), o número de motoristas que atuam na capital e migram para fazer corridas dentro de outros municípios tem afetado a economia municipal. “Nós precisamos que seja feita uma regulamentação de viagens entre os municípios. Hoje, o índice de quem sai da capital para trabalhar na Região Metropolitana é maior do que o número de pessoas do município que exercem a função. Então, precisamos de uma lei que regulamente as corridas intermuncipiais”, solicitou.

Já para o vice-presidente da Associação Taxi Driver, o motorista João Ruis, 44, que atua dentro do município de Manacapuru (a 87 km de Manaus), é preciso mais rigor com a fiscalização que, segundo o taxista, a cada governo troca-se a maneira de tratar com a categoria, bem como as regras. “A cada mudança de governo, são assinados novos decretos. Nos apresentaram novos impostos, mas o que precisamos é de uma lei que regulamente o transporte intermunicipal e que seja feita a devida fiscalização, para nenhum taxista atuar na área que não é sua”, explicou.

O encontro com a categoria foi no Auditório Beth Azize, no 4º andar da Aleam, e contou, ainda, com a participação do vereador Charles Cândido (PR), do município de Manacapuru.