Começa a campanha ‘Manaus por Elas’ em homenagem às mulheres. São ações voltadas ao empreendedorismo, saúde e combate à violência, dentre outros.
Começa a campanha ‘Manaus por Elas’ em homenagem às mulheres.
A ação começa nesta terça-feira (8/3) em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na Praça da Matriz, Centro, zona Sul da cidade.
As atividades iniciam com a Feira das Mulheres, com a participação de mulheres atendidas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM).
Participam também as mulheres indígenas venezuelanas da etnia Warao, acolhidas nos abrigos institucionais da prefeitura de Manaus.
Coordenam as atividades a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A articulação é do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM).
Pela parte da noite, a partir das 18h, a sede da Semasc se iluminará de lilás, em alusão à data maior das mulheres, marcando a luta histórica delas.
Uma luta contra a desigualdade e a violência; misoginia, enfim, todas as barreiras que sempre foram colocadas para que o sexo feminino continuasse oprimido e escravo.
A ação também tem o objetivo de reforçar a mensagem da importância da prevenção do câncer de colo de útero, o que registra maior incidência entre as mulheres amazonenses.
Ao logo de todo este mês, serão realizadas outras ações, como oficinas, palestras e rodas de conversa nos Centros de Referências de Assistência Social (Cras).
Haverá, ainda, atividades nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e Cozinhas Comunitárias.
Ao final, haverá certificação em curso técnico, oficinas, além de atendimento jurídico e psicossocial, nas áreas urbana e ribeirinha.
Além disso, a prefeitura de Manaus estará lançando um edital especial para todas as mulheres da capital.
Todas as mulheres estão convidadas a se inscreverem e participar do processo seletivo, uma vez que o edital carrega um sentimento muito especial em qualificá-las.
Nas palavras do prefeito David Almeida, isso vem , também, ajudá-las a se tornarem empreendedores e terem sua liberdade financeira.
Fonte: Semcom