Ciro vem inaugurar seu palanque no Amazonas

Ciro vem inaugurar seu palanque no Amazonas. Muito mais do que o prestígio e importância que estão sendo dados nacionalmente à candidatura da defensora pública Carol Braz ao Governo do Amazonas pelo PDT, a vinda do pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) e do presidente nacional do partido, Carlos Lupi, a Manaus revela o porquê da escolha do partido em lançar candidato próprio ao governo: a necessidade de um palanque local para a campanha de Ciro.

Ciro vem inaugurar seu palanque no Amazonas.

FUGINDO DO ISOLAMENTO

Sem candidatura própria no Estado e decidindo apoiar algum dos “peixes grandes” da disputa pela cadeira do “Palácio da Compensa”, o PDT inviabilizaria um possível palanque local para Ciro, já que nenhum dos pré-candidatos ao governo sinalizam com apoio ao candidato pedetista. A comitiva liderada pelo presidenciável vem a Manaus no dia 17, para participar do lançamento da candidatura de Carol Braz ao governo e do ex-deputado federal Luiz Castro ao Senado.

HOMENAGEM A JEFFERSON PÉRES

Antes da cerimônia de lançamento das candidaturas do PDT ao governo e ao Senado, Ciro Gomes e Carlos Lupi participam de uma homenagem ao falecido ex-senador Jefferson Péres, pela passagem de seu aniversário de 90 anos. A comitiva de Ciro inclui também a presidente nacional das Mulheres Trabalhistas, Miguelina Vecchio.

HISSA VAI PEGAR FALTA

De malas prontas para o Avante, do prefeito David Almeida, o ainda pedetista Hissa Abrahão não estará na cidade durante a passagem de Ciro e lançamento das candidaturas do partido. Presidente regional do PDT durante cinco anos, Hissa entregou sua carta de renúncia no final de dezembro do ano passado, quando ocorreu uma intervenção da executiva nacional do partido no diretório estadual do Amazonas.

PT SOFRE DO MESMO MAL

A exemplo do que ocorre no PDT, há também no Partido dos Trabalhadores (PT) uma necessidade de lançar candidato próprio para viabilizar um palanque para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Amazonas. O nome mais cotado para a empreitada inglória (não há um quadro no partido com força suficiente para se eleger governador) é o do ex-senador João Pedro.

 

ENCONTRO COM LULA

A ex-senadora e pré-candidata a deputada federal Vanessa Grazziotin estava presente ao encontro com o ex-presidente Lula na tarde desta segunda-feira (7), no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus. Segundo Vanessa, os dois conversaram sobre o Brasil, o Amazonas, e, principalmente o povo, “de mulheres e homens que nesse governo estão vendo sua vida piorar”. A ex-senadora disse ainda que Lula repetiu no encontro que, aos 76 anos, só é candidato a presidente para retomar o processo de inclusão social e desenvolvimento nacional. “Gerar emprego, renda e garantir dignidade às pessoas. Para reconstruir o Brasil”.

APOIO À ZFM

Também esteve com Lula, no aeroporto Eduardinho em parada técnica, nesta segunda-feira (7), o vice-presidente da Câmara, deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM), afirmou que mais importante do que qualquer questão de natureza eleitoral que tenha sido discutida, foi a reafirmação do ex-presidente em favor da Zona Franca de Manaus (ZFM).

REFORÇO BEM-VINDO

O deputado estadual Serafim Corrêa disse nesta segunda-feira ao REBOJO que a filiação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin ao PSB é um “reforço bem-vindo” ao partido. Notícias dão conta de que a filiação foi acertada em reunião na manhã desta segunda-feira (7) com o presidente do partido, Carlos Siqueira. Só falta definir a data para oficializar a filiação. “Alckmin é um quadro qualificado da política brasileira. Ele é muito bem-vindo ao Partido Socialista Brasileiro e, por certo, vai reforçar o nosso quadro político-partidário”, disse Serafim.

VICE DE LULA

Sobre a composição de chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual Alckmin seria o candidato a vice-presidente pelo PSB, Serafim afirmou que trata-se de uma questão a ser decidida proximamente e que está na torcida para que se concretize. “Torço para que os dois partidos se entendam e ele venha a compor chapa com o presidente Lula”, afirmou.

SEM VERGONHA DE SER FELIZ

Serafim publicou, em suas redes sociais, uma foto onde aparece participando, de maneira remota, de três reuniões ao mesmo tempo. No notebook, reunião do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) sobre subnotificação no Registro Civil; no computador desktop, reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Aleam e, no celular, audiência da CPI da Amazonas Energia em Parintins. “Hoje me virei nos 30. Já posso pedir música no Fantástico. A música seria ‘Viver e não ter a vergonha de ser feliz’”, postou, bem-humorado, o deputado.

CASAL SORRISO

O deputado estadual Andala Fraxe (Podemos) estava todo feliz na manhã desta segunda-feira (7) com a presença de sua esposa e secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Tanto que fez questão de postar em suas redes sociais uma foto registrando o momento e chamando a secretária de Saúde de “minha doutora”. O casal era só sorrisos. Shádia representou o prefeito David Almeida (Avante) na cerimônia de outorga do título de Cidadão do Amazonas ao secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad.

EQUIDADE DE GÊNERO

Equidade de Gênero e Histórico de Conquistas Femininas é o tema da live que o Literatus Digital realiza nesta terça-feira (8), às 10h30, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A live, que vai contar com a participação da professora e psicóloga Fabiana Saunier, será transmitida pela conta do instagram @literatusdigital.

MULHERES REPUDIAM ATAQUE À ZFM

Também por ocasião do Dia Internacional da Mulher, as trabalhadoras da Zona Franca de Manaus emitiram uma nota de repúdio chamando o decreto que reduz o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de “ato vil e mesquinho”. A nota diz ainda que o decreto fere de morte a Zona Franca de Manaus e mina a prorrogação de 70 anos do modelo concedida pela ex-presidente Dilma Roussef (PT). O documento compara, ainda, o decreto com o assassinato de mulheres que foram trancadas em um fábrica, que foi depois incendiada, no dia 8 de março de 1857, data que passou a ser comemorada como Dia Internacional da Mulher. “Assim, as trabalhadoras do PIM veem-se anuladas em seus direitos e perspectivas de vida, de futuro para si e seus filhos e filhas”, diz trecho da nota.

EM BUSCA DOS BALADEIROS

A nova estratégia do Governo do Estado para turbinar a vacinação contra a Covid-19 na capital é sair em busca dos baladeiros. Para isso, o governador Wilson Lima (PSC) lançou nesta segunda-feira a campanha “Show da vacinação”. A ideia é estimular a vacinação com a doação de ingressos para ir às casas de shows em outra ocasião. A campanha será realizada no sábado (12), das 8h às 16h, nas casas de show Copacabana Choperia, Via Torres, Banho de Cascata, Rancho Sertanejo, Kalamazon e Via Sul Hall, com shows de cinco bandas em cada estabelecimento durante o evento.

One Reply to “Ciro vem inaugurar seu palanque no Amazonas”

Comments are closed.