CMA na berlinda: MPF quer que STF apure desobediência de militares

Uma reportagem publicada com exclusividade pelo portal A Crítica colocou em xeque o comportamento do Comando Militar da Amazônia (CMA) no episódio de desmonte e retirada do acampamento bolsonarista em frente ao quartel, na segunda-feira (9), em Manaus. A ação de retirada do acampamento cumpriu determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. A reportagem revela que material de som dos golpistas foi guardado por dois dias dentro das dependências do CMA e que o comando negociou com acampados, unilateralmente, dentro do quartel.

DESOBEDIÊNCIA

Os fatos levantam a suspeita de que o CMA teria desobedecido a decisão de Moraes, o que levou o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) a solicitar à Justiça Federal que determine a comunicação, com urgência, a Alexandre de Moraes, sobre possível descumprimento de decisão CMA. No pedido, o MPF-AM afirma, ainda, que o material guardado pelos militares nas dependências do CMA seria utilizado para atacar a refinaria de Manaus.

PARTE DO ACORDO

O CMA confirmou ao portal A Crítica que armazenou o material por dois dias, mas alegou que isso fez parte do acordo para a retirada do acampamento com garantia de que não voltassem. Disse ainda que os bolsonaristas foram buscar o material dois dias depois. Pesa contra o CMA também o fato de que integrantes de suas tropas não ajudaram a Polícia Militar na remoção do acampamento.

AZAR DOS GOLPISTAS

O senador Omar Aziz (PSD) publicou uma postagem alusiva à sexta-feira 13 em suas redes sociais, na qual afirma que o azar é das “viúvas da ditadura”. “Hoje é sexta-feira 13, mas o azar é dos golpistas, de quem não respeita a democracia. Das viúvas da ditadura. O brasileiro fez a sua sorte. Escolheu a democracia, a igualdade, a prosperidade e a sanidade”, postou o senador.

DIREITOS DA MULHER

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) publicou edital de convocação de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), para a participação da Assembleia Geral que definirá a nova composição de representantes do órgão no biênio de 2023 e 2024, no dia 31 de janeiro. Entre os requisitos necessários para a participação na assembleia, as entidades devem comprovar que atuam na cidade há pelo menos um ano e que seus representantes são maiores de 18 anos.

SELEÇÃO PARA ESTÁGIO NA DPE

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza, no próximo domingo (15), a prova para o preenchimento de 60 vagas de estágio de graduação em Direito e formação de cadastro reserva, em Manaus. O exame será aplicado das 8h às 12h, na Faculdade Martha Falcão. A lista com os nomes dos candidatos aptos a participar do processo seletivo e a indicação das salas onde as provas serão realizadas já podem ser consultadas no Diário Eletrônico da DPE-AM, disponível no link: https://bit.ly/LISTACANDIDATOS.

PRODUÇÃO CULTURAL

A Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai realizar quatro oficinas voltadas a profissionais do setor cultural. Com os temas Construindo seu portfólio”, ‘’Organização de eventos de rua ‘’, ‘’Marketing para redes sociais” e ‘’Escrita de projetos culturais’’, as oficinas serão realizadas no formato híbrido, visando a ajudar profissionais do setor cultural a desenvolverem de forma clara, objetiva e atrativa, seus projetos culturais. Inscrições podem ser realizadas pelo link https://encontrogpam.wixsite.com/egpcam.

FESTA NA 14

Reza a célebre composição que “o samba na 14 é de janeiro a janeiro”. No aniversário do bairro Praça 14 de Janeiro, entretanto, a festa é maior e mais eclética. Não se restringe ao samba e nem é só dos moradores. É festa de todos os ritmos e de toda Manaus. Este ano, a comemoração de 139 anos se estende por três dias: começa nesta sexta-feira (13) e segue até domingo (15), começando às 19h. As atrações incluem Guto Lima, Uendel Pinheiro, George Japa, Xiado da Xinela, Felipe Sales, Afonso Lima, entre outros. O evento é gratuito.

MANIA DE LER

Voltado ao público infantil e infanto-juvenil, o projeto “Mania de Ler – Biblioteca Volante Thiago de Mello e Anibal Beça” realiza sua primeira edição de 2023 neste domingo (15), na lira do Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião. Promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto vai levar o veículo adaptado do Mania de Ler à lira do TA nos dias 15, 22 e 29 de janeiro, das 16h às 19h. O acesso é gratuito.