Categoria Prata tem 14 grupos campeões no 63° Festival Folclórico do Amazonas

Na última quinta-feira, 22/8, foram anunciados os 14 vencedores da Categoria Prata do 63° Festival Folclórico do Amazonas, que este ano aconteceu de 9 a 20/8, no Anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste. A apuração ocorreu durante a tarde, no Les Artistes Café Teatro, situado no Centro Histórico de Manaus.

 

Representantes da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), juntamente  com os da comissão organizadora e líderes de cada grupo folclórico realizaram a abertura dos envelopes com as notas dos cinco jurados.

 

As notas dos jurados poderiam variar entre 5 e 10, com penalidades previstas em regulamento, caso os grupos não cumprissem com o número mínimo de brincantes ou estourassem o tempo previsto para a apresentação – 35 minutos -, por exemplo.

 

Modalidades

 

Todos os primeiros colocados de cada modalidade subirão para a Categoria Ouro, em 2020. Os últimos colocados de cada categoria descerão para a Categoria Bronze. Os grupos que não se apresentaram durante o calendário do evento foram excluídos do Festival Folclórico do Amazonas.

 

Na modalidade ‘Quadrilha Tradicional’, três grupos folclóricos sendo: Nhô Chico Junino, Explosão na Roça e Gald na Roça atingiram a pontuação máxima de 450 pontos, dividindo assim, o primeiro lugar, subindo todos para a Categoria Ouro.

 

“O grupo Nhô Chico Junino fez um belo trabalho, de renovação e graças a Deus, uma vitória com muita emoção. Foram muitas dificuldades, muito trabalho, muita união. E é uma grande emoção subir para a Ouro e vamos para vencer também. Quero agradecer a todos os brincantes pelo brilhante trabalho”, comemorou integrante do grupo, Mayke Moreno.

 

A quadrilha tradicional ‘Unidos do Alvorada’ ocupou o segundo lugar da categoria, com 449,60 pontos.

 

Confira os grupos campeões por modalidade e que, a partir do próximo ano, passam a integrar a Categoria Ouro.

 

Quadrilha Tradicional:

Nhô Chico Junino

Explosão Junina na Roça, Gald na Roça

Pontos: 450 (nota máxima)

 

Ciranda

Princesinha da Vila: 450 pontos

 

Dança Nordestina

Vingadores do Sertão: 449,4 pontos

 

Quadrilha Cômica

As poderosas na Roça: 449,8 pontos

 

Quadrilha Duelo

Os Intocáveis na Roça:  446,1

 

Dança Internacional

Grupo Amazonas Artes Livres de Dança (GAALD): 499,9 pontos

 

Dança Alternativa

Guardiões das Estrelas: 399,2 pontos

 

Dança Nacional

Afro Brasileira: 449,0 pontos

 

Tribos

Tikunas Belezas Naturais: 430,2 pontos

 

Cacetinho

Tarianos do Ifam: 431,4 pontos

 

Dança Regional

Serafina: 442,9 pontos

 

Garrote Regional

Renascer: 644,7 pontos