Carências dos municípios do interior são debatidas por deputados em Sessão Compensatória

O pronunciamento do presidente da Aleam, deputado Josué Neto, abordando as carências sociais, econômicas e de infraestrutura dos municípios do interior do Amazonas, puxou os debates no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante a Sessão Ordinária Compensatória desta segunda-feira (21). Uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB) também foi realizada.

Tomando como exemplo positivo a inauguração do Programa de Saneamento Integral (Prosai), no Município de Maués (a 253 km de Manaus em linha reta), Josué Neto comentou a “carência de quase tudo” na maioria dos 61 municípios interioranos, como a falta de “pistas decentes para pouso e decolagem de aviões” e a ausência de abastecimento e saneamento básico. Foi aparteado por Belarmino Lins (PP), Dermilson Chagas (PP) e Fausto Junior (PV).

Os deputados abordaram ainda a crise de energia e a violência nas cidades do interior. Álvaro Campelo (Progressistas) mostrou imagens de protesto em Canatuma (a 638 km de Manaus em linha reta) por falta de energia e disse que em Carauari (a 787,5km de Manaus em linha reta) houve aumento entre 80 a 100% nas contas pela Amazonas Energia.

Serafim Corrêa (PSB) criticou a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de aplicar sobretaxa no valor da energia solar que o consumidor produz em suas residências a partir de painéis solares, que pode encarecer até 68% do valor. Para ele isso não é correto e prejudica os consumidores, atendendo a interesses das termelétricas.

O deputado Fausto Junior (PV) fez um apelo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no sentido de regulamentar as obras nos aeroportos dos municípios do interior do Amazonas, a fim de que possam oferecer mais segurança às empresas aéreas. Dra. Mayara Pinheiro (PP) destacou as obras do aeroporto de Coari, no valor de 70 milhões, que vão modernizar toda a estrutura de transporte aéreo do município.

Ressaltando o trabalho do prefeito Junior Leite (PROS), a deputada Joana Darc (PL) disse que o Prosai de Maués é um programa pioneiro e revolucionário na recuperação ambiental, abastecimento de água e esgotamento sanitário e conscientização das pessoas. Wilker Barreto (Podemos) criticou falta de controle de gastos do governo, transferindo o pagamento dos salários de dezembro para janeiro de 2020.

Fizeram pronunciamentos o deputado Álvaro Campelo, relatando a inauguração do Procon Municipal em Manacapuru (a 68km de Manaus em linha reta); Dermilson Chagas, criticando a mensagem nº 126/2019, do governo, instituindo a inspeção quinquenal da segurança das instalações de combustível e gás em condomínios e empresas no Amazonas; e Cabo Maciel (PL) elogiando a formação de 70 pedagogos das etnias cambeba, cocama e tikuna em São Paulo de Olivença (a 975km de Manaus em linha reta) pela UEA.

Na Sessão Especial proposta pelos deputados João Luiz (Republicanos) e Cabo Maciel aviadores das Forças Armadas e da Polícia Militar foram homenageados pelo Dia do Aviador e da FAB, que será comemorado nesta quarta-feira (23).