Boi Garantido participa de homenagem ao Festival de Parintins, na em sessão especial da Aleam

Itens oficiais e dirigentes encarnados foram agraciados com certificados de reconhecimento pelo trabalho em prol da cultura do Amazonas

O Boi Garantido esteve presente, na tarde desta quinta-feira (1), na sessão especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em homenagem ao Festival Folclórico de Parintins. Itens oficiais, Batucada, a torcida oficial Comando Garantido e dirigentes do boi da baixa do São José participaram da solenidade que teve a presença também da comitiva do boi contrário. A sessão foi presidida pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), autora da propositura.

A parlamentar justificou a sessão lembrando que a festividade do boi-bumbá sustenta milhares de famílias, não só em Parintins, mas em diversos municípios do Amazonas. Isso mostra a importância econômica, social e cultural de Caprichoso e Garantido justificando esse momento e essa merecida homenagem.

“Ano passado, Parintins recebeu mais de 110 mil turistas, o que corresponde a um aumento de 68,12%, em relação a 2019. O Festival de 2022 gerou uma receita direta dos turistas de mais de 112 milhões de reais, recurso que chega desde o vendedor ambulante que percorre as ruas da cidade às multinacionais que investem e patrocinam a festa”, disse.

Os dirigentes dos movimentos que realizam os ensaios oficiais dos bois, em Manaus, receberam certificados de reconhecimento. A presidente do Movimento Amigos do Garantido (MAG), Cláudia Santos, recebeu a comenda, assim como os itens do boi encarnado, Isabelle Nogueira (cunhã-poranga), Edilene Tavares (rainha do folclore), Lívia Christina (porta-estandarte), Adriano Paketá (pajé), Batista (tripa), João Paulo Faria (amo do boi), Valentina Coimbra (sinhazinha), Israel Paulain (apresentador) e Sebastião Júnior (levantador). Sebastião Júnior e Israel Paulain cantaram acompanhados pela Batucada e saudaram a entrada do boi de pano, comandado pelo tripa Batista Silva.

Representando o presidente Antônio Andrade, que está retornando do Rio de Janeiro, onde participou da solenidade do Prêmio da Música Brasileira, fez uso da palavra o 2º diretor-financeiro do boi, Ronan Negreiros.

O diretor agradeceu a propositura da deputada Mayra Dias, citou a parceria dos bois com a Prefeitura de Parintins, que foi representada pelo prefeito Bi-Garcia, e disse que este será um festival histórico, especialmente para o Boi Garantido.

“Teremos um boi grandioso, um boi forte, um boi que virá pra ser campeão. E se cair, vai cair de pé e com muita honra. Coisa que não vai acontecer. Porque o Garantido vem grande e vem forte”, afirmou Negreiros.

Ele também frisou que aquela homenagem era destinada também aos trabalhadores anônimos que fazem o festival acontecer.

“Também temos aquelas pessoas que não são vistas. Os kaçauerés, aquelas pessoas que levam as alegorias pra arena (do Bumbódromo). Aqueles coordenadores, aqueles distribuidores de água (na arena), essas pessoas sintam-se homenageadas nessa tarde. Porque essas pessoas também fazem acontecer o festival”, afirmou Ronan Negreiros.

A tarde terminou com uma apresentação especial do levantador do boi Garantido, David Assayag, que completa 35 anos de carreira.

Fotos: Tadeu Rocha