Assembleia orienta seus servidores sobre os cuidados com a voz

Dados estatísticos levantados pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) apontam que entre 5 e 8% da população do País possui algum tipo de dificuldade vocal que pode atrapalhar a comunicação. Os dados também revelam que os problemas de voz podem atingir até 25% das pessoas em algumas condições de trabalho. Diante desse fato, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), por intermédio da Diretoria de Saúde, confeccionou um folder enaltecendo o “Dia 16 de Abril – Dia da Voz”. De maneira didática, o material oferecer informações sobre como proceder para ter uma voz saudável.

A voz é definida como nome dado para o som feito com o uso das cordas vocais seja pra falar, cantar e gritar. Três mecanismos para gerar a voz humana são necessários: os pulmões, as pregas vocais da laringe, e os articuladores, como a língua, dentes, e os lábios. É produzido um fluxo de ar pelo pulmão, que é expulso pelo diafragma e passa pelas pregas vocais.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia no “Dia da Voz” e na semana que o circunda, além do alerta, é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

Nesta terça-feira, fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas de todo o país celebram a data oferecendo orientações e serviços de avaliação vocal em atendimentos gratuitos à população. O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana. Atua no ensino, pesquisa, consultoria e trabalha nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, hospitais, asilos, creches e berçários, instituições de ensino,  empresas, emissoras de rádio, TV, indústrias, dentre outros.

 

Profissionais da voz

 

Deputado atuante e que utiliza a voz no dia-a-dia do Parlamento, Dr. Gomes (PRP) enalteceu a importância desse dia e lembra que a voz é um instrumento representativo das comunicações de todo o ser humano. Sem a voz, assinalou Gomes “o homem não se comunica bem e, nesse dia, em que se comemora o ‘Dia da Voz’, temos que nos lembrar do profissional otorrino, um especialista de saúde, que cuida das patologias que comprometem a voz normal da pessoa. Também, existe outro profissional, o fonoaudiólogo, que é a pessoa habilitada a corrigir todos os distúrbios de voz provocados por patologias ou não”.

Para o deputado, o ideal é que as pessoas que lidam com a voz- como professores, políticos, cantores, narradores de futebol, etc- tomem medidas simples, como umidificar a garganta para que a cordas vocais estejam hidratadas adequadamente. Ele também recomenda que, pelo menos uma vez ao ano, o profissional que usa a voz como instrumento de trabalho consulte um otorrino e um fonoaudiólogo.

Radialista e hoje político, o deputado Álvaro Campelo (PP) assinalou que, dentre os cuidados necessários com a voz, está ter uma boa noite de sono, além de não cometer excessos, como falar no tom certo. Sobre o “Dia da Voz” disse que espera que todos tenham consciência de que a voz é um patrimônio único que merece todo o cuidado necessário, pois muitas vezes algumas pessoas acabam deixando esse cuidado de lado, sendo importante, assim, que se cuide desse instrumento importante para a comunicação.

 

Como manter a saúde vocal

 

  1. Hidrate-se. Beber muita água durante todo o dia é a melhor maneira para se manter hidratado.
  2. Não grite. Gritar é sempre ruim para a voz, já que se coloca uma grande pressão sobre o delicado revestimento de suas pregas vocais.
  3. Utilize um microfone para falar em público. Quando você é convidado para falar em público, especialmente em uma grande sala ou ao ar livre, use um microfone. A amplificação permite-lhe falar no volume de conversação, mas ainda assim chegar a todo o público.
  4. Aqueça sua voz. Aquecer a voz não é apenas para os cantores, já que ajuda a voz durante a fala do dia a dia, também.
  5. Não pigarreie. O pigarro funciona como bater ou golpear as pregas vocais em conjunto. Em vez de limpar a garganta, tomar um pequeno gole de água ou engolir saliva para saciar o desejo.
  6. Não fume. O fumo é, provavelmente, a pior coisa que você pode fazer para que sua voz.  A fumaça é algo que provoca danos permanentes aos tecidos das pregas vocais e é o primeiro fator de risco para o câncer de laringe (pregas vocais).
  7. Não realize competição sonora. Quando você está em um lugar com ruídos de fundo, você não percebe o quão alto você pode estar falando. Preste atenção em como sua garganta se ressente nestas situações, pois muitas vezes há uma sensação de ressecamento e irritação antes de notar o esforço vocal que você está fazendo.
  8. Tenha uma boa respiração. Fale devagar e pronuncie bem as palavras.
  9. Seja um bom ouvinte. Se você ouvir a sua voz rouca, não se esqueça de descansar tanto quanto possível. Forçar a voz quando você tem laringite pode levar a mais problemas vocais sérios.
  10. Se a sua voz é rouca persistente, procure a avaliação de um otorrinolaringologista e de um fonoaudiólogo.