Árvores com risco de cair recebem serviço de poda e corte

Árvores com risco de cair recebem serviço de poda e corte. Buritizeiros de 15 metros de altura, localizados na Avenida Eduardo Ribeiro, foram cortados nesta quarta-feira (2/3).

Árvores com risco de cair recebem serviço de poda e corte.

Vários buritizeiros, em acelerado estado de apodrecimento na base, receberam os serviços de corte, bem como outras árvores foram podadas.

O serviço foi feito por equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), com apoio de técnicos de outras secretarias ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

Várias árvores foram podadas. Outras, com risco de tombamento, foram cortadas

Após ser feito o diagnóstico dos buritizeiros, por exemplo, constatou-se o risco de tombamento, não havendo outra opção senão o corte.

A Seminf, secretaria que atua na área de infraestrutura, já foi acionada para fazer o serviço de reparação da calçada.

Reaproveitamento

Todo o restante do tronco das árvores que foram cortadas na Eduardo Ribeiro, foi encaminhado para fábricas de tijolos e será devolvido para utilização nas restaurações de praças.

O que antes virava lixo, agora é reaproveitado e transformado em tijolos. A Semulsp, dessa forma, recolhe a madeira proveniente da poda de árvores e faz esse reaproveitamento.

Há todo um aparato na realização da poda ou cortes de árvores.

A árvore só é retirada totalmente, quando há o risco de haver algum dano ou estar prejudicando a calçada.

Afora isso, elas são apena podadas ou recebendo serviços de escoras, dependendo de cada caso.

“Tentamos, preventivamente, evitar danos maiores”, disse Sabá Reis, titular da Semulsp.

Orientação

O oitizeiro é uma das árvores preferidas pelos moradores do Centro da cidade, por ter espessa folhagem e ser bonita, algumas chegando a alcançar 20 metros de altura.

Entretanto, é a mais passível de tombamento em casos de temporais, como os que tem castigado a cidade nos últimos dias.

A recomendação é plantá-lo, no mínimo, 5 metros de distância por causa das raízes, que provocam rachaduras em calçadas e nas próprias casas.

Quando chega neste estágio, o risco de tombamento é iminente.

Mas é importante frisar que, mesmo em locais afastados e mesmo quando esse tipo de árvore está em perfeito estado, há o risco de tombamento em temporais, por causa de sua copa.

Fonte: Semulsp