Artista visual repassará técnicas de ilusão facial na oficina “Morfose de Maquiagem Sustentável”

Repassar noções de técnicas de ilusão facial com uma maquiagem sustentável a partir da pigmentação natural de folhas e sementes. Este é o objetivo da oficina intitulada “Morfose de Maquiagem Intuitiva e Sustentável” pelo artista visual Emerson Pontes, conhecido como Uýra. A atividade é gratuita e acontecerá neste sábado (10), das 14h às 17h, no Bosque da Ciência, e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC).

De acordo com o artista, a oficina demonstrará a maquiagem intuitiva, que parte do princípio da construção de uma estética baseada nas lendas amazônicas. “Trabalho com a pesquisa em cima dos seres encantados (Iara, Curupira, Caipora) e também das narrativas da origem do mundo e seus elementos, representados pelas lendas e mitos, retratados nas histórias do guaraná, da Vitória Régia e dos rios”, explica Pontes, que é mestre em Ecologia pelo Inpa.

Na oficina, o artista repassará algumas técnicas para trabalhar a ilusão facial como, por exemplo, contornos e sombras, aumento e diminuição de nariz, boca e olhos e produção de perucas orgânicas com folhas, fibras e cipós. “A ideia é usar a maquiagem de tintas junto com elementos da floresta para compor um personagem”, explica Uýra.

“A Oficina Morfose de Maquiagem Intuitiva e Sustentável motivará os participantes a descobrirem outras possibilidades de si, através da sua mudança de forma com a maquiagem”, diz o artista.

Uýra, além de artista visual também é performer e maquiador. Ele conta que o trabalho que desenvolve busca dar valor à floresta e seus elementos. “O intuito é pegar elementos da floresta, respeitando sua retirada e criar uma leitura sobre isso”, diz o artista. “Cada folha, galho, semente na floresta se degrada no seu processo natural de ciclagem de matéria, mas antes que isto ocorra, podemos dar valor artístico a estes materiais, usando-os na criação de personagens”, acrescenta.

Emerson (ou Uýra) usa seus conhecimentos como biólogo e artista visual aliados a sua pesquisa sobre o Imaginário amazônico para motivar o processo criativo da Oficina Morfose, que já vai para a quarta edição na cidade de Manaus.

Ao final, o artista fará uma provocação aos participantes com a descrição do imaginário amazônico para que de uma forma intuitiva captem elementos dessa história ou algum personagem que queiram recriar e transformar em maquiagem.

Inscrição

Os interessados em participar da oficina podem se inscrever direto com Emerson Pontes, por meio do e-maiemersonpontesbio@gmail.com ou pelo telefone 92 99425-5511.

 

Fonte: Assessoria

Foto: Uýra – Acervo do artista