Anvisa autoriza novo ensaio clínico da farmacêutica canadense.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (8), um novo ensaio clínico de vacina contra a covid-19 pela empresa biofarmacêutica Medicago R&D Inc, sediada no Canadá, e pela empresa farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK).
Anvisa autoriza novo ensaio clínico da farmacêutica canadense. Segundo a autarquia, a vacina usa tecnologia composta da proteína parecidas com vírus (VLPs). Essa vacina é administrada em duas doses com intervalo de 21 dias entre elas.
O ensaio clínico aprovado é de fase 2 para a fase 3, para avaliar a segurança, eficácia em adultos com 18 anos ou mais. O ensaio clínico é composto por três estágios e o Brasil participará somente do estágio 3.
Vale salientar que os ensaios clínicos são para validar a eficácia do imunizante em humanos, por isso a necessidade de voluntários.
Nesta fase do estudo, serão 30 mil voluntários no Canadá, Estados Unidos, além da América Latina, Reino Unido e Europa e no Brasil, devem ser incluídos 3,5 mil voluntários.
A Anvisa explicou que analisou os dados das etapas anteriores de desenvolvimento e os resultados obtidos, até o momento, demonstraram uma segurança aceitável do imunizante.
Vale ressaltar que esse é o quinto estudo autorizado pela Anvisa. Ano passado foram quatro, dos quais, duas estão sendo aplicadas no país.
Fonte: Agência Brasil