Antigo Museu do Porto será totalmente restaurado

Antigo Museu do Porto será totalmente restaurado. Visita técnica foi feita esta quarta-feira (9/3) por técnicos e especialistas em restauro, para que seja feita uma completa revitalização.

Antigo Museu do Porto será totalmente restaurado.

Quadros, fotos, jornais, diários oficiais, máquinas antigas objetos de navegação e escafandros. Todo esse material faz parte de uma importante época da história de Manaus.

Material que estava prestes a se perder. Para evitar isso, uma equipe de especialistas visitou o museu, no Centro da cidade, zona Sul, fechado há mais de 20 anos.

Museu do Porto será totalmente restaurado

O próprio prédio do museu já foi sede da atividade museológica.

A revitalização do prédio do museu será patrocinada pela prefeitura de Manaus. Os itens do passado, guardados em uma sala, deverão passar por um processo de separação.

Após esse processo, serão limpos, higienizados e restaurados para posterior exposição nas futuras salas do espaço, que será recuperado.

Um cronograma também foi discutido entre os membros da Comissão Técnica para a Implementação e Revitalização do Centro Histórico de Manaus.

A visita teve o propósito inicial de avaliar o que estou do acervo e o estado físico em que se encontra a primeira construção do Porto de Manaus.

Que é a chamada Casa de Máquinas, que gerava energia elétrica para alimentar as obras de construção portuária.

Há muito material que não tem ligação com o museu, uma vez que à medida em que o porto ia sendo finalizado, a movimentação das máquinas ia se alterando.

Será necessário fazer a restauração dos equipamentos, o levantamento de todo o acervo e sua restauração.

O diretor de Planejamento Urbano do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Pedro Paulo Cordeiro, explicou que a reunião, in loco, ajudou a ter conhecimento do nível do acervo.

Ajudou também para se ter uma ideia do tamanho do espaço que vai ser ocupado pelo Museu após o processo de revitalização.

Ele garantiu que, mesmo após tantos anos de abandono, as instalações do prédio estão em boas condições.

Será feita uma intervenção com mais limpeza e restauro do que é necessário, para que seja feito o resgate arquitetônico e a consequente exposição.

Fonte: Implurb