Amazonas já recebeu mais de 14 mil turistas na Temporada de Cruzeiros

Amazonas já recebeu mais de 14 mil turistas na Temporada de Cruzeiros. Com a chegada do navio caribenho M/S Braemar, o Amazonas registra a passagem de 14.594 turistas na Temporada de Cruzeiros 2016/2017. A temporada iniciou no dia 11 de novembro e vai prosseguir até o dia 4 de junho, com a chegada do navio Seven Seas Navigator. O Braemar, o décimo da temporada, prossegue ancorado no Porto de Manaus até o próximo sábado (11), com 1.189 turistas, grande parte ingleses.
Amazonas já recebeu mais de 14 mil turistas na Temporada de Cruzeiros.

De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a expectativa é que o Estado receba, até o mês de junho, mais de 24 mil turistas através dos cruzeiros, o que vai representar um crescimento de 40,23% em relação à temporada passada, quando o Amazonas recebeu 17.588.

“Chegamos na metade da temporada e 50% da missão foi cumprida. O trabalho em parceria com os Órgãos Federais, Estaduais e Municipais é o responsável pelo êxito nas ações de segurança e promoção do Destino. Agora é alinhar ainda mais o trabalho para que possamos colher mais pontos positivos nos próximos navios”, destacou a presidente da Amazonastur, Oreni Braga.

‘Portão de entrada’ – A titular do Órgão Estadual de Turismo destacou ainda o município de Parintins que, nesta quarta-feira, recebeu dois navios ao mesmo tempo. “O nosso ‘portão de entrada’ é Parintins. Assim como em Manaus, lá existe uma força-tarefa dos Órgãos para realizar a temporada e ontem mais de 1,6 mil turistas ingleses circularam pela Ilha, movimentando assim a economia local”.

“O turismo é um dos vetores econômicos que vem tendo registro positivo para cidade e a Temporada de Cruzeiro é reflexo disso. O know-how que os órgãos municipais e estaduais adquiriram na operação de receptivos gera números crescentes de embarcações que visitam a cidade e, consequentemente, trazem mais turistas pra Manaus, inclusive, navios que vieram nesta temporada pela primeira vez já se agendaram para voltar na próxima temporada”, afirmou o diretor de Turismo da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), João Araújo.

Receptivo – As equipes da Amazonastur e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscut) fizeram o receptivo e contaram com o apoio da Polícia Turística (Politur). Na chegada, os turistas também foram recepcionados pelo levantador de toadas Prince do Boi, com muito boi-bumbá e ainda ganharam brindes como colares do artesanato indígena e informativos turísticos.

O trabalho de receptivo continuou (e prossegue até sábado) nos Centros de Atendimento ao Turismo (CAT), localizados no Porto de Manaus e na avenida Eduardo Ribeiro (ao lado do Teatro Amazonas), das 8h às 17h.

Pesquisa

A Gerência de Registro e Fiscalização da Amazonastur (GRF), que está realizando uma Pesquisa Socioeconômica da Temporada 2016/2017, informou que a Taxa de Satisfação dos Turistas, parcial, está em 79,22%. A média ficou em 68,64%. Os itens bem avaliados pelos turistas estão: Segurança Pública (98,87%); Opções de Lazer (95,83%); Restaurantes/Bares (89,47%) e Mapa Turístico de Manaus (85,25%).

Ações – A Amazonastur planejou para 2017 a intensificação na participação efetiva do Estado em Feiras e Eventos voltados para o segmento de Navios Cruzeiros, em especial no mercado americano, que visa incrementar o número de Navios e o fluxo turísticos internacional, atrelado ao aumento na permanência média desse turista no Amazonas.

PORTAL GOVERNO DO AMAZONAS