Alessandra Campêlo dá boas-vindas à Jovem Parlamentar Giselly Barbosa

Oriunda do movimento estudantil, a deputada estadual Alessandra Campêlo (MDB) voltou no tempo e reviveu o início de sua trajetória política ao dar as boas-vindas para a estudante Giselly Pereira Barbosa, 17 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Benedito Almeida, no Mauazinho, na Zona Leste de Manaus. Giselly é uma dos 24 jovens deputados titulares da 12ª legislatura do Programa Parlamento Jovem (PPJ), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A solenidade de posse aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), no plenário Ruy Araújo.

Na avaliação da vice-presidente da Casa, o programa é importante para mostrar os jovens o funcionamento do Poder Legislativo e a importância da participação na política, especialmente das mulheres que ainda são sub-representadas em todo o País.

“O Programa Parlamento Jovem é fundamental para formar a nova geração, desmistificar a política e incentivar também a participação das mulheres, mostrando o funcionamento do Poder Legislativo, ensinando as técnicas legislativas, oratória, direitos fundamentais. Sou oriunda do movimento estudantil e considero muito importante a Assembleia fazer parte dessa iniciativa”, disse Alessandra.

 

Um novo olhar

 

Giselly disse que não tinha nenhum interesse em política, mas isso mudou a partir do momento em foi eleita para participar do programa da Assembleia Legislativa. A estudante do Ensino Médio agora pretende compartilhar todo o conhecimento adquirido esta semana com os colegas da escola e sua comunidade.

“Eu não sabia o que era política e não tinha nenhum interesse, mas essa visão mudou depois que eu conheci o Programa Parlamento Jovem. Estou aprendendo muitas coisas novas, como elaborar projetos de lei, e agora pretendo levar todo esse conhecimento para a minha escola e o meu bairro, pois o nosso objetivo é melhorar o nosso Estado”, comentou Giselly.

Além de Giselly, a estudante Vitória Elizabeth Colares de Miranda participou da atividade como jovem deputada suplente. Ambas acompanharão o mandato da deputada Alessandra.

Sobre o programa

 

O Programa Parlamento Jovem (PPJ) foi criado pelo Congresso Nacional no ano de 2004, envolvendo as assembleias legislativas de todos os estados brasileiros. Das 15 edições já realizadas, a Aleam participou de 11 e neste ano inicia a 12ª legislatura do Parlamento Jovem.

Em outubro deste ano, um dos 24 deputados titulares será eleito para participar do Parlamento Jovem na Câmara dos Deputados, em Brasília, e irá representar o Amazonas com seu Projeto de Lei apresentado e aprovado aqui no Estado. No âmbito estadual, o PPJ foi criado pela Resolução Legislativa Nº 375/05, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).