Ação da prefeitura retira lixo das nascentes do Igarapé do Mindu

Uma ação de sensibilização realizada no último sábado, 10, nas ruas 12, 20 e 29 do Conjunto Jardim de Versalles, bairro Planalto, zona Centro-Oeste, retirou 52 sacos de lixo, com 100 litros cada, da área onde estão situadas duas nascentes do Igarapé do Gigante, um dos mais importantes contribuintes do Igarapé Tarumã-Açu.

O trabalho fez parte do calendário de atividades da Semana do Meio Ambiente 2017, da Prefeitura de Manaus e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Ocas do Conhecimento Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Keihin Tecnologia do Brasil, que apoiou a ação com 30 voluntários.

O trabalho foi resultado de uma articulação do Conselho Consultivo da APA Tarumã-Ponta Negra com as lideranças comunitárias. Com o incentivo do prefeito Arthur Virgílio Neto, os conselhos vêm tendo uma ação efetiva na proteção das unidades de conservação municipais.

Entre os resíduos retirados, havia peças de veículos, embalagens de óleo lubrificante e vasos sanitários, descartados nas proximidades das nascentes. “Queremos muito agradecer ao trabalho da Semmas na nossa comunidade. Estamos aqui há 27 anos e sabemos a importância desses mananciais para a qualidade de vida da população”, explicou a moradora do conjunto, Marilene Maia. Ela foi uma das primeiras moradoras da área e tem uma atuação efetiva na proteção das áreas verdes.

Os resíduos foram coletados pela Semulsp. De acordo com a presidente do Conselho da APA Taraumã, Angeline Ugarte, o trabalho de sensibilização realizado no local vem surtindo efeito positivo. “Estamos conseguindo reduzir a quantidade de resíduos, a cada ação realizada. Em alguns locais, há cerca de um ano, não temos mais lixo descartado”, explica Angeline. Além da coleta, os voluntários da Keihin que participaram da ação fizeram a sensibilização porta a porta dos moradores, sobre a necessidade da manutenção da limpeza na APP do igarapé.

Fonte: Prefeitura de Manaus