Aberta a temporada de filiações com pompa e circunstância

Nesta quinta-feira (24), a cerimônia de filiação do secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis, ao Avante de seu chefe David Almeida, abre a temporada das filiações “espetaculosas”, no Olímpico Clube. A grande expectativa é se, na ocasião, Sabá Reis vai anunciar suas pretensões políticas para 2022, o que vai ser difícil se os rumores de que será vice na chapa do governador Wilson Lima (UB) forem verdade. O anúncio não seria feito sem a presença do governador. A cerimônia vai contar com a presença do presidente nacional da sigla, o deputado federal Luiz Tibé (Avante-MG), e, é claro, do próprio prefeito David Almeida.

SÁBADO É A VEZ DE WILSON

No sábado (26), é o governador Wilson Lima que promete estremecer as bases da quadra da Escola de Samba Reino Unido da Liberdade com sua cerimônia de filiação ao União Brasil. Apesar de já ter assinado sua ficha de filiação em Brasília, há duas semanas, o governador quis realizar uma cerimônia local de filiação. Uma das razões é mostrar sua força política. Fala-se na presença de até 40 prefeitos do interior, que também se filiariam ao UB na ocasião, reforçando o apoio à reeleição de Wilson.

ARTHUR OFICIALIZA PRÉ-CANDIDATURA

O ex-prefeito Arthur Neto também pretende imprimir toda a pompa e circunstância ao lançamento de sua pré-candidatura ao Senado. O evento também será realizado nesta quinta-feira (24), concorrendo com a filiação de Sabá Reis ao Avante. Arthur vai receber seus convidados no Jevian Festas e Eventos, no Vieiralves.

DANOS MORAIS POR APAGÃO

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Manaus (Comdec/CMM), vereador Márcio Tavares (Republicanos), informou na tribuna da CMM, que a comissão vai propor junto ao Ministério Público que proceda, por meio de uma Ação Coletiva por Danos Morais, à reparação imediata dos prejuízos causados aos consumidores, após o apagão nos serviços de telefonia e internet que afetou Manaus nesta terça-feira (23).

SEM MÁSCARAS, SEM SESSÃO HÍBRIDA

Após o governador Wilson Lima anunciar a recomendação de abolir o uso de máscaras em lugares abertos e fechados no Amazonas, o vereador Jaildo Oliveira (PC do B) propôs o fim das sessões híbridas na CMM. A justificativa é o claro recuo da doença na capital. Para o vereador não há mais motivos para seus colegas não participarem presencialmente das sessões plenárias.

SINAL VERDE PARA A LIBERAÇÃO

O fim do uso obrigatório de máscaras se baseia no fato, anunciado pelo Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 no Amazonas, de que o Estado entrou na Fase Verde de transmissibilidade do Coronavírus. Ou seja, apresenta risco muito baixo de transmissão do vírus e, consequentemente, de desenvolvimento da doença.

SUFRAMA EM BUSCA DE INOVAÇÃO

Uma comitiva liderada pelo superintendente da Suframa, Algacir Polsin, está visitando, esta semana, centros de referência em inovação instalados nas cidades de Florianópolis-SC, Joinville-SC e Curitiba-PR. O objetivo é prospectar parcerias institucionais e detectar formas de aprimorar o ecossistema de inovação na Amazônia.

VALORES ABSURDOS

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV), fez coro com uma reclamação feita pelo REBOJO há dois dias. Cidade utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para criticar os preços exorbitantes cobrados por passagem e hospedagem para quem deseja ir ao Festival Folclórico de Parintins este ano. O valor das passagens, segundo o deputado, está um absurdo, bem como o preço da hospedagem. “A gente vê que esse será um festival muito caro e isso afasta os turistas e, consequentemente, afeta a economia”, disse o deputado.

TRABALHO PARA ANAC E PROCON

O presidente da Aleam também apresentou uma proposta para tentar amenizar o problema dos preços abusivos. Cidade sugeriu que que os deputados promovam uma Audiência Pública com os órgãos competentes, como Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM). Ex-amo do boi Garantido, o deputado Tony Medeiros apoiou o discurso de Cidade, em aparte.

MERENDA E AGRICULTURA FAMILIAR

O Ministério Público Federal (MPF) reforçou, em recomendação encaminhada à Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), uma medida já prevista em lei: pelo menos, 30% dos alimentos da merenda escolar da rede estadual de ensino devem ser adquiridos da agricultura familiar. A recomendação indica, ainda, a necessidade de lançamento de uma nova chamada pública diferenciada para aquisição de itens da merenda escolar que contemple os povos tradicionais.