A primeira unidade móvel de castração chega a Manaus

A primeira unidade móvel de castração chega a Manaus

A primeira das três unidades móveis de castração adquiridas com recursos de emendas impositivas destinadas pela deputada e protetora dos animais Joana Darc (PL) já se encontra na capital amazonense, aguardando os procedimentos de liberação e autorização de funcionamento e em breve realizará a esterilização de cães e gatos de maneira gratuita.

 

A primeira unidade móvel de castração chega a Manaus

No total, foram adquiridas três unidades de castração com recursos destinados pela deputada, duas serão coordenadas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e outra será usada na execução do Programa Estadual de Bem-estar Animal e Fauna Doméstica da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Segunda a parlamentar, a chegada dos Castramóveis marca um novo momento na causa animal do Amazonas e que a criação do projeto demandou tempo por não haver uma política pública de proteção animal no Amazonas.

Os castramóveis tem capacidade para atender dois animais simultaneamente e já são equipados com todos os instrumentos e insumos necessários para a realização dos procedimentos cirúrgicos.

O objetivo da iniciativa é promover o controle populacional de animais domésticos, através do procedimento de castração, que além de evitar a procriação, oferece diversos benefícios à saúde física e mental dos animais, dos quais podemos destacar:

O procedimento, em fêmeas, diminui o risco de câncer de mama. E quanto mais cedo, melhor: 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não desenvolvem a doença. Já em gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40% a 60%.

Já nos machos, a castração reduz a “frustração sexual” e a necessidade de sair em busca de fêmeas no cio. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas e atropelamentos.