Universitários atuarão no reforço do trânsito em Manaus. São bolsistas do programa “Bolsa Universidade” que irão reforçar a prefeitura para a melhoria da mobilidade urbana.
Universitários atuarão no reforço do trânsito em Manaus.
Os bolsistas foram recebidos nesta segunda-feira (7/3), para atuarem em atividades de contrapartida no Instituto de Mobilidade Urbana (IMMU).
A atuação dos universitários será nas áreas de Engenharia, Sinalização e Educação para o Trânsito.
Trânsito receberá reforço com a integração dos estudantes do Bolsa Universidade
O programa é uma iniciativa da gestão municipal por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi).
Visa reforçar o IMMU na melhoria da mobilidade urbana da capital.
A presença dos bolsistas irá colaborar para a implantação de projetos para a melhoria do trânsito na capital.
A solicitação aos bolsistas foi feita, dentro da modalidade da contrapartida, e a Espi selecionou os candidatos para atuarem nessa parceria com o IMMU.
É uma bolsa de contrapartida com a prefeitura, ao mesmo tempo em que eles irão adquirir conhecimento para o desenvolvimento das atividades dentro do instituto.
Todos eles estarão sempre acompanhados de um técnico, servidor de carreira, para o desenvolvimento de suas atividades em diversos setores.
Estatística, educação, sinalização viária e projetos de obras, são alguns dos setores em que os bolsistas atuarão.
É importante frisar que, a atuação dos bolsistas será, exclusivamente, nas áreas de seus respectivos cursos.
O bolsista de Engenharia Civil deve compor o departamento de Projetos e Obras; o de Psicologia deve atuar na parte da Educação para o Trânsito e assim sucessivamente.
Problema geral
Mas esse problema na falta de educação no trânsito é geral. Por isso, o Departamento Estadual de Trânsito (Detram-AM), realiza, também, campanhas neste sentido.
Com a aproximação da Páscoa, por exemplo, o órgão já está se mobilizando, uma vez que nessa época é comum as pessoas saírem da capital com destino ao interior.
As campanhas visam orientar sobre as normas de trânsito seguro, velocidade adequada e uso de equipamentos de segurança.
Essas ações serão realizadas em todas as entradas e saídas da capital, com ênfase para os acessos de maior movimentação, como é o caso da Ponte do Rio Negro a barreira de acesso a BR-174 e Am-010.
Fonte: IMMU