A chefe de política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, afirmou que irá apresentar, nesta quinta-feira (2), novas sanções contra a Rússia. A medida acontece em resposta ao ataque massivo lançado por Moscou contra a Ucrânia, que deixou ao menos 17 mortos e 90 feridos.
“Palavras de condenação sozinhas não vão impedir os ataques a Kiev. Apenas o apoio militar sustentado à Ucrânia e o aumento da pressão sobre Moscou podem fazer isso. Quanto mais Moscou ataca civis, mais sanções devem ser impostas. Continuamos aumentando o custo até que a Rússia entenda que não pode vencer”, disse Kallas.
O ataque russo aconteceu durante a madrugada. Segundo as Forças Armadas da Ucrânia, foram identificados mais de 70 mísseis balísticos contra o país, junto de quase 500 drones. O alvo principal foi a capital, Kiev, onde prédios residenciais e um hotel foram atingidos.
Pelas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelensky divulgou imagens da destruição provocada pelos ataques. Além da capital, os bombardeios atingiram as regiões de Kharkiv, Sumy, Dnipro, Zaporizhzhia e Cherkasy. Em meio ao cenário, o líder ucraniano voltou a solicitar aos Estados Unidos uma licença para produzir mísseis Patriot.
O Patriot é um avançado sistema de defesa aérea e antimísseis de longo alcance desenvolvido nos Estados Unidos. Composto por radares e tecnologia de comando e controle, o sistema é usado para interceptar mísseis balísticos táticos, mísseis de cruzeiro e aeronaves avançadas. Os alcances para a interceptação chegam a 160 km.
A Ucrânia utiliza o sistema desde 2023 para proteger infraestruturas de energia civil contra os ataques russos — sobretudo no inverno. O recurso, no entanto, ficou escasso nos últimos meses, já que a guerra dos Estados Unidos e Israel contra o Irã esgotou quase um terço das reservas.
O objetivo de Zelensky é poder fabricar o sistema Patriot na própria Ucrânia, eliminando a dependência da produção e envios de Washington. “É especialmente importante que avancemos na implementação de nossos acordos sobre a produção de capacidades antibalísticas. Esses são os tipos de medidas que podem parar essa guerra e prevenir ataques como este”, disse o presidente.
Foto: Ataque russo aconteceu durante a madrugada | Divulgação/governo da Ucrânia
Fonte: SBT NEWS



