Mundo

Suprema Corte impede Trump de demitir diretora do Fed

Decisão mantém Lisa Cook no cargo e impede que presidente dos EUA afaste integrante do Banco Central norte-americano

A Suprema Corte dos Estados Unidos definiu, nesta segunda-feira (29), que o presidente Donald Trump não pode demitir Lisa Cook do Federal Reserve (Fed), o banco central norte-americano. A decisão foi tomada por 5 votos a 4.

A medida impede a tentativa de Trump de se tornar o primeiro presidente a demitir um integrante do Fed desde que o Congresso criou o banco central, em 1913.

Em agosto do ano passado, Trump citou alegações não comprovadas de fraude hipotecária ao tentar destituir Cook, a primeira mulher negra a ocupar o cargo. Ela, por sua vez, afirmou que a justificativa foi um pretexto para removê-la por divergências em relação à política monetária. Cook negou as acusações de Trump.

Os juízes negaram um pedido do Departamento de Justiça de Trump para revogar a ordem judicial que o impedia de demitir imediatamente Cook enquanto o processo sobre a demissão continua em andamento.

Quando os juízes concordaram, em outubro de 2025, em analisar o caso envolvendo Cook, decidiram mantê-la no cargo até o julgamento. A Suprema Corte ouviu os argumentos do caso em janeiro, com a presença de Cook e Powell. Agora, a Corte emitiu a decisão final.

Foto: O presidente dos EUA, Donald Trump | Daniel Torok/Official White House Photo

Fonte: SBT NEWS

Notícias Relacionadas