‘Projeto Acolher’ da prefeitura tem inscrições abertas. Um grupo de apoio às famílias enlutadas presta apoio psicológico. Participam psicólogos, aconselhadores e outros profissionais da área.
‘Projeto Acolher’ da prefeitura tem inscrições abertas.
Projeto oferece suporte psicológico aos viúvos e viúvas, bem como orientações sobre formas de lidar com as questões das pensões.
Interessados em participar podem entrar em contato com o Setor Psicossocial da Manaus Previdência, por meio do telefone (92) 3186-8027, ou pelo e-mail: psico.manausprev@gmail.com.
A participação no programa é gratuita e totalmente voluntária. Qualquer servidor público que encontre-se nessa situação pode participar.
Criado pelo Setor Psicossocial da Manaus Previdência, permite a participação de servidores ativos e aposentados, além de pensionistas do município.
As reuniões do grupo de apoio começam a partir do dia 22 deste mês, sendo realizadas todas as terças-feiras das 9h às 11h, pela plataforma Google Meet.
Os encontros são semanais e contínuos com pausas apenas nos feriados municipais.
Por isso, é indispensável que o participante tenha acesso à internet e ao computador, tablet ou celular.
O projeto foi criado porque trouxe para as pessoas que passam por esses momentos de fragilidade, a necessidade de olhar para o luto de forma mais cuidadosa.
O candidato a participar do programa, passa por um processo de triagem com a equipe do projeto e, após o primeiro contato, o grupo de apoio então se reúne de forma on-line.
Nos encontros são compartilhadas vivências e emoções relativas ao luto e para o trabalho de psicoeducação, que envolve a discussão de temáticas relativas à viuvez.
Há ainda um momento específico para tratar das orientações que envolvem temas burocráticos.
São assuntos relativos a direitos e deveres dos segurados, recadastramento, documentação, declarações e uso do Portal do Segurado.
O trabalho é destinado, especificamente, a viúvos e viúvas, o que significa que serão compartilhadas experiências de quem passou por esse momento traumático.
É diferente quando alguém perde o cônjuge porque existem coisas do cotidiano que aparecem nesse movimento, por isso a importância de ser debatido em grupo.
Fonte: Manaus Previdência