A preservação da fauna silvestre será ensinada em escolas. Uma das espécies mais ameaçadas de extinção, o sauim-de-coleira, terá atenção especial dos alunos.
Preservação da fauna silvestre será ensinada em escolas.
Cinco escolas localizadas dentro da Área de Proteção Ambiental (APA), Tarumã-Ponta Negra, receberão o trabalho de sensibilização para a necessidade da preservação, na quinta-feira (17/2).
O sauim-de-coleira, um dos animais mais cobiçados por turistas e contrabandistas de animais silvestres, receberá especial atenção.
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) é a responsável pela ação.
O trabalho de conscientização constará de material informativo para que os alunos conheçam todas as características desse primata, que corre o risco de extinção.
O sauim-de-coleira está no chamado Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).
Crianças serão ensinadas a respeitar e preservar a fauna silvestre
Para titular da Semmas, Antonio Stroski, essa é mais uma ação de preservação da espécie que o órgão inicia este ano.
“Com o início das ações de incentivo ao envolvimento comunitário na proteção do patrimônio ambiental, esse é mais uma fase da meta que já iniciamos” explicou.
Os estudantes dessas escolas vão receber informações básicas sobre o sauim-de-coleira, espécie endêmica e criticamente ameaçada de extinção, segundo explicou Angeline Ugarte, da Semmas.
O projeto prevê, também, o desenvolvimento de mensagens criativas sobre a importância da fauna para a qualidade ambiental.
Essas mensagens serão criadas através do material didático-pedagógico que será distribuído para os alunos dessas cinco escolas.
Nessa primeira fase do programa de proteção voltado à fauna silvestre, serão atendidas as escolas Dalvina Silva de Oliveira; Escritor Lima Barreto e Marechal Cândido Rondon.
As escolas Francisco Campos Corrêa e João Aparecido Alves dos Santos, também foram incluídas no projeto.
A Prefeitura de Manaus implementou este novo programa já na gestão do prefeito David Almeida e outras escolas foram atendidas.
Dessa forma, a população estudantil residente nas APAs municipais de Manaus, é chamada a participar desse movimento em prol da fauna silvestre local.
Fonte: Semmas