Agentes da rede municipal de Saúde distribuíram 112 mil preservativos durante as apresentações das cinco principais bandas de carnaval na zonal Sul de Manaus, no último final de semana (18 e 19/2). O trabalho foi executado por 60 profissionais do Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), que atuaram nas bandas da Bica, Boulevard, Difusora, Bhaixa da Égua e Jaraqui, promovendo ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A ação integra o conjunto de medidas determinadas pelo prefeito Arthur Virgílio Neto para os eventos carnavalescos deste ano. “Estamos otimizando o trabalho das secretarias municipais para garantir mais organização e mais informação sobre segurança e prevenção à saúde durante todo o período de carnaval”. Arthur destaca que o papel da Prefeitura tem sido o de orientar e alertar sobre a importância de se evitar excessos, visando à redução de acidentes, violências e outros riscos com impacto direto na vida das pessoas e na saúde pública.
O secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, explica que um dos focos das ações no período de carnaval é a prevenção à sífilis, às hepatites B e C e ao HIV, doenças que, de forma mais frequente, são transmitidas através de relações sexuais sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada.
“O uso do preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para combater a transmissão das ISTs, além de evitar a gravidez indesejada”, afirma Homero.
Até o final do período carnavalesco, a Prefeitura ade Manaus irá reforçar as ações para a prevenção e detecção precoce das ISTs, atuando em um total de 45 eventos de carnaval, entre bandas, blocos, desfiles e o Carnaboi, onde serão distribuídos mais de 500 mil preservativos masculinos. O trabalho de prevenção envolve aproximadamente 400 pessoas, entre profissionais dos Distritos de Saúde Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural, além de membros de organizações que militam na luta contra o HIV/Aids no Amazonas.
A chefe do Núcleo de Controle das IST/AIDS e Hepatites Virais da Semsa, assistente social Giane Duarte de Sena, lembra que as ações são reforçadas na época do carnaval, mas que as Unidades de Saúde executam durante todo o ano estratégias de prevenção e detecção precoce das ISTs.
“Os preservativos estão disponíveis gratuitamente durante todo o ano em unidades de Saúde localizadas nas zonas Sul, Norte, Leste, Oeste e Rural, com ações de educação em saúde e oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C”, lembra Giane Sena.
Fonte: Semcom/PMM