Sinésio Campos cobra regulamentação do transporte fluvial no Amazonas

“Mesmo com a grande importância logística, a navegação não possui legislação adequada”, disse o deputado estadual Sinésio Campos (PT), nesta terça- feira (10), durante o Seminário de Embarcações Regionais, que ocorreu no auditório do Palacete Provincial. Sinésio foi convidado para fazer uma apresentação sobre a Regulamentação do Transporte Fluvial no Amazonas.

Ele repercutiu a importância do modal, relatando que a navegação fluvial é de extrema importância como transporte, sendo responsável pelo abastecimento de 90% dos 62 municípios amazonenses, falando ainda que aproximadamente 2,5 milhões de pessoas utilizam embarcações como meio de transporte.

“Há muito tempo estamos reivindicando ao Governo Estadual e Federal a regulamentação do setor e o estabelecimento de políticas públicas que se materializem em melhorias do transporte e em embarcações mistas (passageiros e cargas) no Amazonas”, destaca Sinésio.

Sinésio apresentou dados que cerca de 1,5 milhões de passageiros utilizam o transporte fluvial no Estado por ano e por isso, o setor necessita ser visto de forma diferenciada pelos governantes. “Continuamos cobrando posicionamento frente à falta da regulamentação e, por consequência, a ausência de políticas públicas, a ausência de linhas de crédito para investimento, isenções fiscais. Itens que são os principais geradores de dificuldades para o setor de Transporte Fluvial na Amazônia”, cobra o deputado.