“Experiência incrível” afirma Thamires Pereira sobre Parlamento Jovem

A estudante Thamires Pereira, de 17 anos, apadrinhada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), na 12ª edição do Programa Parlamento Jovem (PPJ), afirmou que participar do programa foi uma “experiência incrível” e garantiu que encerra sua participação entendendo muito mais o seu papel na sociedade.

“Essas duas semanas aqui fizeram com que a minha visão sobre a política mudasse totalmente. Acredito que se todos pudessem ter o conhecimento que eu e os meus colegas obtivemos, nós construiríamos uma sociedade mais consciente, mais politizada, que saberia dar mais valor ao seu voto e ao seu papel em nosso Estado”, destacou a estudante.

Thamires e mais 23 deputados jovens participaram de atividades na Escola do Legislativo durante duas semanas e aprenderam sobre diversos temas como Ética no Serviço Público, Direito Constitucional, além de aulas para criação de projetos de lei, redação legislativas e outras atividades. O programa existe na Aleam desde 2008.

 

Projeto

 

Cada jovem deputado elaborou um Projeto de Lei (PL) que passará por uma seleção de uma Comissão técnica do Programa, que escolherá os melhores projetos para representar o Amazonas na Câmara Federal, no Parlamento Jovem Nacional.

A jovem deputada Thamires afirmou que elaborou um PL sobre Educação Política, que tem o objetivo de conscientizar alunos de escola estaduais do Estado por meio de palestras. “Meu projeto está embasado no que aprendi aqui, sobre conscientizar as pessoas, mostrando não somente seus direitos, mas os seus deveres e como é importante o trabalho de um parlamentar”, contou