Assembleia Legislativa intensifica capacitação de servidores no Estado

Ao longo dos 100 dias da 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), a Escola do Legislativo Senador José Lindoso ofereceu uma série de cursos a servidores públicos e seus dependentes, e em especial a assessores parlamentares da capital e do interior do Estado. Ministrado por meio da modalidade Escola Itinerante IPTV, um dos destaques de participação de alunos foi o curso “Cerimonial de Autoridades”, com Fábio Lucius Gonçalves, no mês de abril. O evento contou com 153 pessoas de 15 municípios interioranos, dentre os quais Anamã, Barcelos, Boca do Acre, Manacapuru, Nova Olinda e Parintins.

Ainda em abril aconteceram os cursos “Técnica Legislativa”, com abrangência em oito municípios – como Manacapuru, Barcelos, Itapiranga e Lábrea -, “Formação de Porta-Voz”, “Direito Parlamentar Brasileiro” e “Mala Direta”.

Em maio, a Escola do Legislativo ofertou os seguintes cursos de capacitação: “A Função Fiscalizatória do Poder Legislativo Municipal e dos Tribunais de Contas”, com Alcemir Figlioulo; “Formação em Atividade Legislativa”; “Licitações e Contratos”, com Robervaldo Cavalcante; “Técnicas de Apresentação de Palestras”, com Daniela Cardoso; e “Português para o dia a dia e Normatização de Documentos Oficiais”, com Sérgio Lins.

Na modalidade curso de formação em direitos humanos, ocorreram os cursos de “Direito Previdenciário na Contemporaneidade: do concubinato à união estável homossexual, extensão de benefícios e igualdade de gênero como Direitos Humanos” e “Movimentos Sociais e as Instâncias de Controle. Movimento LGBTI e as Instâncias Formais de Controle”.

Na modalidade informática, o destaque coube ao curso “Planilha Básica Avançada”, ministrado pelo professor Wallace Alves da Silva. E dentro do Programa de Preparação para a Aposentadoria (PPA), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), houve a palestra sobre “Musicoterapia”.

Os outros cursos ministrados no mês de maio foram os seguintes: “Regimento Interno”, com Rogério Oliveira da Silva; “Noções de Processo Legislativo”, com Paulo Roberto Marques; “Políticas Públicas: Assistência Social como política de inclusão, o papel do SUAS, bolsa família e demais benefícios assistenciais (exceto do BPC das LOAS)”; “Zona Franca de Manaus – Impactos, efetividade, oportunidades e alternativas”; “Cerimonial de Autoridades”, Fábio Lucius Gonçalves; “Competência, Professo Legislativo e Espécies Normativas”, com Alcemir Figlioulo; “Lei de Responsabilidade Fiscal”, com Elinson Silva Lima; “Informática Básica para dependentes”, com Wallace Alves da Silva; “Informática Avançada”, com Milene Oliveira da Silva; “Português Instrumental”, com Arão Bentes; “Apresentações 3.0 (slides)”, com George Schnnyder; e “Elaboração de processos de contratação no serviço público”, com Elinson Silva Lima.

Já as palestras foram: “Eu sou quem sou hoje, por causa das escolhas que eu fiz ontem”, “Identificando e Gerenciando Conflitos” e “Romance Junino”.