Festival Folclórico do Amazonas tem novo regulamento

Festival Folclórico do Amazonas tem novo regulamento. Pauta foram as novas normas estabelecidas para a realização do evento, em junho deste ano.

Festival Folclórico do Amazonas tem novo regulamento.

 

Reunião aconteceu na sala multiuso do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), localizado na avenida 7 de Setembro, Centro, zona Sul da cidade.

O Festival Folclórico 2022 conta com o apoio técnico e financeiro do governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).

Participaram da reunião representantes da Manauscult, promotora do evento e membros dos diversos segmentos culturais da cidade e do estado.

Como contrapartida para o evento principal, foi realizado ainda em 2021, um Seminário de Análise Criativa, intitulado “Mostra Folclórica de Manaus”.

Mais de 50 grupos folclóricos participaram do evento, concorrendo nas categorias Ouro, Prata e Bronze, que teve como objetivo a elaboração de sugestões para o novo documento.

O novo regulamento, que está acontecendo com a participação de todas as pessoas envolvidas com arte, está sendo elaborado porque o prazo de validade do antigo, expirou.

O corpo técnico e jurídico da Manauscult vem trabalhando no planejamento de grandes eventos previstos no calendário oficial da cidade, nos sentido de cumprir todos os prazos legais.

Mas, quem vai decidir se haverá festival ou não, é o Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19.

Histórico

Ciranda, Boi-bumbá, Cacetinho, Dança Internacional, Garrote e Quadrilha são algumas das 17 categorias que integram o Festival Folclórico do Amazonas.

O evento é realizado na forma de arraial, com barracas e comidas típicas da festas juninas, combinadas com as apresentações em um tablado, de cerca de 100 grupos.

As manifestações exaltam os valores, crenças e costumes do povo amazonense, tanto na capital quanto no interior, sob a influência e características da cultura portuguesa, indígena e nordestina.

Os grupos, no total, contam com aproximadamente, 12 mil brincantes. O festival folclórico acontece desde o ano de 1956, suspenso há dois anos por causa da pandemia da Covid-19.

A disputa leva, em média, 160 mil espectadores por ano, ao local das apresentações.

Fonte: Manauscult