Visa Manaus faz inspeção educativa em lojas do Amazonas Shopping

Restaurantes, lanchonetes, bares, cafés, supermercado, salões de beleza, pet shop e outros estabelecimentos de interesse à saúde passaram por inspeção sanitária educativa na tarde desta quinta-feira, 8/8. A ação foi concentrada no Amazonas Shopping, zona Centro-Sul da capital, e encerrou as atividades da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, aberta pela Prefeitura de Manaus na última segunda-feira, 5/8.

 

Fiscais da Vigilância Sanitária municipal (Visa Manaus) verificaram as condições de funcionamento de aproximadamente 50 estabelecimentos. Proprietários e funcionários foram orientados sobre a necessidade do licenciamento sanitário e do cumprimento das normas de higiene e segurança como garantia de qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor.

 

Clientes também foram abordados pela equipe da Visa. Eles receberam material informativo e orientações quanto ao que observar nas lojas na hora de comprar comidas e bebidas e utilizar serviços como os de estética e embelezamento.

 

As lojas onde foram detectadas irregularidades, como ausência ou perda de validade da licença sanitária, erros de processo de trabalho ou conservação e manuseio incorreto de alimentos foram orientados a tomar providências e isentadas de penalidades. “Fizemos uma ação educativa, com o objetivo de esclarecer os responsáveis sobre as exigências sanitárias e não de puni-los”, explicou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão.

 

De acordo com a diretora, a Vigilância vem atuando cada vez mais na prevenção do risco, por meio de medidas de sensibilização e orientação do setor regulado. “O que queremos é ter menos motivos para a aplicação de sanções como autuações, multas e interdições”.

 

Ela ressaltou que a conscientização sobre o cumprimento das regras sanitárias por parte de quem oferece bens ou serviços e a exigência de qualidade por parte do cidadão é o que mais interessa ao campo da vigilância sanitária. “Não cabe mais uma atuação meramente punitiva, precisamos evitar o risco e isso só se alcança com orientação”.

 

Semana

 

A ação educativa junto aos lojistas foi o último item da programação da Semana Municipal de Vigilância Sanitária, aberta com a realização de um fórum sobre inovações e avanços da vigilância nos setores público e privado, do qual participaram mais de 300 profissionais da área e representantes do setor regulado da capital e do interior do estado.

 

O fórum foi organizado pela Visa Manaus, em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e Coordenação Regional de Portos, Aeroportos e Fronteiras do Norte (CRPAF-AM/Anvisa).

 

Também foram realizadas palestras sobre vigilância sanitária para estudantes dos cursos de saúde da Uninorte Laureate e rodas de conversa sobre cuidados sanitários em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Além disso, houve orientação e visita de estudantes da rede municipal de ensino ao supermercado, para a verificação de itens de qualidade de produtos alimentícios, com a simulação de uma fiscalização sanitária. A atividade foi feita por meio do Programa Saúde na Escola, realizado pela Semsa e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Maria do Carmo Leão destaca que a Semana foi realizada para evidenciar o papel da vigilância sanitária na promoção da saúde da população, tendo como ponto de partida o 5 de agosto, Dia Nacional de Vigilância Sanitária. A data presta uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 5 de agosto de 1872.