Prefeitura de Manaus promove curso de Cuidador Informal do Idoso

Preparar e capacitar pessoas para acompanhar de forma adequada os idosos. Com esse objetivo, a Prefeitura de Manaus está promovendo, gratuitamente, um Curso de Cuidador Informal do Idoso. As aulas terminam nesta sexta-feira, 18/10, no período vespertino e acontecem no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Armando Mendes, localizado na rua Francisco Queiroz, s/nº, Manoa, na zona Norte da cidade.

 

A enfermeira do Distrito de Saúde (Disa) Norte, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Paula Schmidt, coordenadora da capacitação, destaca a importância da qualificação no cuidado com esse público.

 

“O curso é muito interessante porque fala sobre a saúde mental da pessoa idosa, sexualidade, aposentadoria, os direitos da pessoa idosa, então são coisas do nosso cotidiano que temos dúvidas, e aqui tiramos pelo menos a metade delas. Assim, a comunidade se empodera desse conhecimento e ajuda a população idosa”, explica a coordenadora.

 

Durante as palestras, a saúde do cuidador do idoso é discutida com o intuito de humanizar, visto que a vitalidade do cuidador também pode ser abalada. “Às vezes, por exemplo, um dos filhos cuida da mãe ou pai idoso com Alzheimer e acaba sofrendo uma sobrecarga, então a gente tem essa visão de que não só idoso adoece, mas o cuidador também” esclareceu Schmidt.

 

A pedagoga do Distrito de Educação Norte, Estela Amorim, diz que o curso está sendo de extrema importância, porque cuida das irmãs mais velhas. “Para mim, uma pessoa que cuida das irmãs idosas, está sendo excelente. Coisas que eu fazia e agora, com o curso, estou tendo a certeza de que estou no caminho certo. Espero que as aulas continuem assim: dinâmicas, para aprender cada vez mais”, afirmou.

 

A dona de casa Andreza Santos está participando pela primeira vez do curso e disse estar satisfeita com o conhecimento que vem adquirindo. “Estou achando que vou aprender muito daqui para o final das aulas. Tinha coisas básicas que eu não sabia e está sendo muito bom aprender sobre isso porque pretendo cuidar de idosos”, contou Andreza.