Empreendedor leva a metodologia Lego para o Palco Prefeitura

Como parte da programação do Palco Prefeitura da segunda edição da Feira do Polo Digital de Manaus, o empreendedor Durval Braga Neto ministrou a oficina Lego Serious Play (LSP) para participantes do evento, nesta terça-feira, 15/10, no Studio 5 Centro de Convenções, zona Centro-Sul da cidade.

 

O LSP consiste em levar aos membros de uma equipe a criar metáforas de suas identidades organizacionais e narrar experiências usando peças e elementos Lego. Os participantes desenvolvem essas tarefas contando histórias com o recurso da construção de cenários imaginários tridimensionais com as peças do sistema.

 

O treinamento, que era feito somente entre os funcionários da Lego, foi abraçado pelo mundo corporativo como uma alternativa de incrementar processos de recrutamento, resolução de problemas e planejamento estratégico. Utilizada por empresas como Nasa, Coca-Cola, Disney e Google, a metodologia foi trazida oficialmente ao Brasil em 2013 pela empresa de metodologias corporativas Play in Company.

 

Em dezembro do ano passado, servidores da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Sine Manaus, participaram do treinamento e, a partir dele, pensaram nas ações e estratégias de execução para o ano de 2019.

 

Criatividade

 

Na região Norte, somente duas pessoas são autorizadas a ministrar o treinamento. Uma delas é o empreendedor Durval Braga Neto. O idealizador do Parque de Ideias, espaço criativo que descobre e desenvolve talentos a fim de transformar ideias em realidade, criando experiências educacionais divertidas, conta que a iniciativa da Prefeitura de Manaus em levar a metodologia é muito positiva.

 

“As empresas já falam que as habilidades do futuro são a criatividade, a inovação e a capacidade de persuasão, que é típica do empreendedor inclusive. Então, é sensacional essa iniciativa da Prefeitura de proporcionar esse espaço para o público. Nós fizemos uma oficina focada nos talentos, no empreendedorismo e aqui, os participantes puderam perceber quais são suas principais habilidades. Esse é o nosso futuro”, disse ele.

 

Para Carla Tatiana, servidora da área de desenvolvimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a metodologia trouxe uma nova visão para suas atividades. “A partir do que vimos aqui hoje, vamos nos forçar a colocar nossa criatividade para fora. Nós sempre pensamos em levar a robótica, a parte tecnológica para os alunos da rede municipal de ensino, mas de uma forma criativa. Esse treinamento com certeza vai me trazer novas ideias, novos horizontes”, contou.