Curso de Lutheria Básica da OELA está de volta!

Com o apoio da Brazil Foundation, o Curso Básico de Lutheria, que transformou a Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) em uma organização reconhecida internacionalmente está de volta. Os interessados em participar devem efetuar suas inscrições pelo site da OELA (oela.org.br) até o dia 8 e maio. As aulas serão ministradas de segunda a sexta em turmas pela manhã (8h às 12h) e pela tarde (13h às 17h). A duração é de um ano. As inscrições e o curso são gratuitos.

Os candidatos devem ter entre 18 e 30 anos. Após a fase de inscrição, os selecionados serão encaminhados para uma entrevista com especialistas em Lutheria.

Para o fundador da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia, Rubens Gomes, o retorno do curso traz uma emoção diferente. “É especial porque foi onde começou todo este trabalho, ainda em 1998. É uma marca nossa. Este curso foi o que fez a OELA se tornar conhecida internacionalmente”, lembra Rubens.

O reconhecimento não é por acaso. Além do trabalho social desenvolvido, a organização também inovou ao criar instrumentos com madeiras amazônicas com certificação FSC© de cadeia de custódia.

Além da preocupação ambiental, os instrumentos, que foram produzidos de forma artesanal – o que lhes confere um caráter único -, acabaram caindo no gosto de especialistas no assunto. Hoje os instrumentos produzidos são utilizados por artistas renomados em vários países do mundo.

Ensinamento

O curso básico de Lutheria será comandado pelo professor Gean dos Santos Dantas, 40. Ele foi um dos primeiros alunos da OELA e agora, retorna para transmitir o que aprendeu.

“Comecei no início da OELA. Na época me interessei pela arte de construir um instrumento, então comecei a estudar a fabricação, todos os processos. De estudante passei a ensinar lutheria. E eu aprendi de graça, por isso tinha muita vontade de voltar para poder ensinar o que aprendi”, conta.

No que diz respeito ao mercado de trabalho, Gean garante não falta serviço para quem é luthier. “É uma profissão muito bonita. É uma mistura de ciência e arte, porque construímos um instrumento musical a partir de madeiras que seriam até descartadas. E hoje o mercado é muito bom para quem é luthier. Pode ter certeza que serviço não vai faltar”, finaliza.

 

Serviço:

O que: Retorno do curso de Lutheria Básica da OELA

Onde: fazer a inscrição no site oela.org.br, no link https://forms.gle/ERtsEAwp1eGRaHASA

Até quando: 8 de maio

Mais informações: (92) 99114-3104 e (92) 3638-2667

Assessoria de imprensa: Leanderson Lima (92) 99631-5091