Crianças do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade participam ação ambiental no Mauazinho

Um dia para vivenciar na prática a necessidade de cuidar de uma área com forte degradação ambiental. Com essa ideia na cabeça, o projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade (EES) escolheu esta quarta-feira, 5/6 – Dia Mundial do Meio Ambiente -, para levar os alunos do projeto para uma ação de plantio de 150 mudas, na comunidade Jardim Mauá, no Mauazinho, Zona Leste de Manaus.

O projeto é realizado pela Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA) com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. As mudas foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A área escolhida para o plantio foi a rua 13, na comunidade Jardim Mauá. “Nesta área já tivemos dois desmoronamentos. É um lugar complicado, que tem muitos problemas”, atesta o líder comunitário Fernando Souza, o Dom Fernando, que participou da ação.

“Depois desses deslizamentos, a prefeitura fez um aterro, mas um aterro não é o suficiente. A área precisa ser revitalizada. Precisa ter árvores que segurem essa encosta, para que ela não seja degradada novamente”, pontua a educadora ambiental do projeto EES, Danielly da Mata. 

Teoria e prática

Os alunos do projeto Esporte Educacional e Sustentabilidade participam de atividades esportivas como taekwondo, remo e esportes coletivos. Paralelo a isso, eles participam de oficinas que abordam diversos temas, entre eles, a questão ambiental. Neste aspecto, a ação serviu para mostrar aos alunos, na prática, como cuidar melhor da natureza.

“Aqui eles vão vivenciar a prática do que eles aprendem durante a teoria nas oficinas. Vão conhecer uma área de degradação ambiental ao vivo e dentro da comunidade deles”, explica Danielly.

O líder comunitário celebra a parceria. “Estamos felizes com essa parceria com a Oela, nos ajudando com esse projeto em que as crianças colocam a mão na massa. Elas plantando, hoje, vão zelar muito mais pela natureza amanhã”, diz Dom.

Experiência

Sthefany Morais, que é aluna do EES na modalidade taekwondo, era uma das mais animadas durante a ação ambiental. Para ela, o plantio mostra a importância que todos devem dar a preservação da natureza. “Precisamos das árvores para o futuro do planeta. Então é muito importante plantar e preservar”, declara.

Missão

Para a coordenadora do projeto Esporte Educacional e Sustent­abilidade (EES), Kat­iussia Souza, o obje­tivo foi alcançado. “Eu acredito que ati­ngimos as expectativ­as. As crianças part­iciparam, a comunida­de ajudou também. É um trabalho que prec­isamos desenvolver mais vezes. Já identi­ficamos outras áreas no Mauazinho que precisam de ações como essas. Então vamos pl­anejar outras ações parecidas. Isso será uma das heranças do projeto para comuni­dade”, finaliza.