Conselheiros de saúde elegem diretoria executiva do CMS/Manaus

O Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus) realizou nesta quarta-feira, 26/6, a eleição para os membros da Diretoria Executiva para a gestão 2019/2020. A votação aconteceu durante a 6ª Assembleia Geral Ordinária do CMS, no auditório do Complexo de Saúde Oeste, bairro da Paz, zona Centro-Oeste, com a participação de conselheiros de saúde representando os segmentos de gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Com a eleição, o conselheiro Jorge Carneiro, representante do segmento de trabalhadores, assumiu um novo mandato no cargo de presidente do CMS/Manaus.

 

Durante a Assembleia Geral, Jorge Carneiro lembrou as ações conduzidas pela Diretoria Executiva nos últimos 12 meses, destacando a renovação do CMS para o fortalecimento do controle social na saúde em Manaus, a realização de eleições complementares para vagas de conselheiros, de duas Semanas do Controle Social, das quatro conferências distritais de saúde, da VIII Conferência Municipal de Saúde e a organização de um calendário de reuniões com os conselheiros locais nos Distritos de Saúde Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural.

 

“O foco do trabalho no primeiro mandato foi o resgate do papel dos representantes do controle social no contexto do SUS, com o fortalecimento da participação das lideranças comunitárias e buscando garantir que o CMS seja reconhecido realmente como um canal de comunicação e deliberação no que diz respeito à saúde em Manaus”, afirmou Jorge Carneiro.

 

Para o novo mandato, Jorge Carneiro informou que a Diretoria Executiva tem como metas investir na reestruturação física da sede do CMS, oferecendo melhores condições de trabalho para os conselheiros, além da reestruturação dos 61 Conselhos Locais de Saúde instalados para apoiar 61 Unidades de Saúde, com eleição para novos conselheiros locais e início do processo de instalação dos Conselhos Distritais de Saúde.

 

“Outra meta desse novo mandato é iniciar a discussão para a adequação do regimento interno do CMS e que possa atender as demandas atuais de trabalho”, afirmou Jorge Carneiro, que tem formação em Medicina Veterinária e desde 2006 é servidor do Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus).

 

A eleição para a Diretoria Executiva também contou com a votação para o cargo de vice-presidente do CMS, com o conselheiro Elson Melo, do segmento de usuários representando a zona Leste, assumindo um novo mandato. Para o cargo de primeira secretária foi eleita a conselheira Ângela Loureiro, representante do segmento de gestores, e para o cargo de segundo secretário foi eleito o conselheiro Herculano Rodrigues de Moura, do segmento de usuários representando a zona Rural de Manaus.

 

O conselheiro e secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, destacou que a composição da Diretoria Executiva, assim como a composição do CMS, é feita de forma paritária, com 50% de representantes de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores, garantindo a participação dos três segmentos do SUS, e que a expectativa é que a nova gestão possa continuar o processo de fortalecimento do controle social.

 

“É importante que se ofereça as condições para que o CMS possa ser realmente atuante, trabalhando de forma comprometida com a missão dos conselheiros, que é melhorar cada vez mais a saúde em Manaus, o que também representa uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, com projetos viáveis e buscando sempre garantir o equilíbrio orçamentário do município”, afirmou Marcelo Magaldi.