Cidade vai receber Centro de Controle de Zoonoses totalmente reformado e ampliado em outubro

A cidade de Manaus vai receber o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) totalmente reformado até outubro deste ano, como parte do pacote de obras alusivo aos 350 anos de Manaus. O andamento dos serviços foi acompanhado nesta terça-feira, 4/6, pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, no bairro da Compensa, zona Oeste. No local, o prefeito também anunciou o início dos agendamentos para castração animal, pela internet, nas duas unidades móveis mantidas pelo município.

 

A melhoria na estrutura e no atendimento do CCZ recebeu recursos de emenda parlamentar da ex-vereadora, agora deputada estadual, Joana Darc (PR), e do vereador Raulzinho (DEM), para equipar o centro e para compra de medicamentos.

 

“Estamos fazendo a reforma e a ampliação do Centro de Controle de Zoonoses. E estou agradecido à deputada Joana Darc, que destinou emenda para essa obra, que terá que estar pronta em 150 dias, a partir de seu início”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado da presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro. “Eu quero, inclusive, pedir à deputada Joana Darc e ao vereador Raulzinho, que nos ajudem a fiscalizar a execução dessa obra. Não pode haver atraso”, arrematou.

 

O prefeito de Manaus destacou, ainda, que é necessária uma nova mentalidade em relação ao trato com os animais domésticos e que a prefeitura está se ajustando à nova legislação, promovendo o tratamento correto com vacina, castração, prevenção de doenças e, principalmente, sobre a adoção de animais, dentro da proposta de guarda responsável. “Nós queremos vaciná-los e acabar com o fantasma da raiva, queremos a castração para evitar a proliferação e queremos a adoção, a guarda responsável, por alguém que ame os animais”, disse o prefeito.

 

O projeto arquitetônico para a revitalização da sede do CCZ foi elaborado de acordo com a legislação vigente e com porte de estrutura adequado às necessidades de Manaus, considerando a acelerada expansão e desenvolvimento da cidade. O novo prédio terá 1.062,25 metros quadrados de área construída, com um total de 50 ambientes, ampliação do espaço do centro cirúrgico de castração de animais e reforma completa da rede elétrica e hidráulica.

 

“Nós vamos ajudar a equipar a aumentar as vagas de castração e dar dignidade aos animais. Para mim é motivo de felicidade, Manaus está avançando e quero agradecer ao prefeito, porque ele está cumprindo o que prometeu”, afirmou a deputada Joana Darc. “Hoje é um momento de muita felicidade, em ver que a causa animal, por intermédio da administração do prefeito Arthur, está tomando outro caminho”, completou o vereador Raulzinho.

 

‘CCZ Cidadão’

 

O novo serviço de agendamento eletrônico dos serviços executados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), denominado “CCZ Cidadão”, vai atender a população em geral e as Organizações Não Governamentais (ONGs), permitindo o agendamento virtual de solicitações de castração de cães e gatos, a obtenção de certificado do registro de animais e outros serviços relacionados ao controle de zoonoses.

 

“O CCZ está em reforma, está fechado, mas a gente continua fazendo as castrações. A partir desta quarta-feira, 5, estaremos disponibilizando as vagas on-line nas nossas unidades móveis, uma no bairro do Parque 10 e outra no Ifam. Então, a população já pode fazer o agendamento”, informou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

 

O sistema foi elaborado pela equipe de Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Saúde, do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e idealizado como uma ferramenta para substituir o agendamento telefônico para a castração de animais. O acesso ao Sistema CCZ Cidadão será feito por meio do endereço eletrônico http://ccz.manaus.am.gov.br,  utilizando preferencialmente o navegador Chrome. Não será necessário realizar download ou instalação de aplicativo.

 

Acessando o sistema, a pessoa interessada poderá fazer um cadastro e, em seguida, realizar agendamento da castração de cães e gatos. Esse cadastro requer nome completo, endereço, CPF, e-mail e número de telefone celular do tutor do animal, sendo tais dados obrigatórios, e poderá ser feito por computador, smartphone ou por outro dispositivo com acesso à internet. Após essa etapa, é preciso acessar o e-mail informado e clicar no link enviado para ativação do cadastro.

 

O Sistema CCZ Cidadão apresentará uma agenda mensal de vagas, disponibilizando serviços de castração nas unidades móveis do CCZ, em turnos matutinos e vespertinos, que estarão localizadas no Centro Social Urbano (CSU) do Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), zona Leste. Serão disponibilizados agendamentos de forma distinta para a população e ONGs, mediante cadastro prévio e disponibilidade de vagas. As ONGs também deverão apresentar CNPJ, juntamente com informações do animal a ser castrado.