Agência de regulação do município tem reconhecimento nacional

Fruto da gestão inovadora da Prefeitura de Manaus, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), criada em 2017, teve seu trabalho reconhecido nacionalmente. O diretor-presidente do órgão, advogado Fábio Alho, recebeu nesta semana, o prêmio Abar 2019, concedido pela Associação Brasileira das Agências de Regulação, durante a abertura do 11º Congresso Brasileiro de Regulação, no Centro de Eventos D. Ruth Cardoso, em Maceió (AL).

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, também foi homenageado com a “Distinção de Emérito 2019” pelo projeto exitoso de desenvolvimento da atividade regulatória e receberá o prêmio nos próximos dias, na sede da Abar, em Brasília.

Trabalho de Fábio Alho à frente da regulação dos serviços públicos tem reconhecimento em evento nacional.

“Fico muito feliz e honrado pela premiação, porque ela se estende ao presidente Alho e toda sua equipe. A Ageman tem desempenhando um importante papel de regulação dos serviços públicos do município, sobretudo no que se refere às metas contratuais da concessão de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Agradeço e parabenizo a todos, pela dedicação e compromisso ao povo de Manaus”, disse o prefeito.

 

Ao anunciar o prêmio, o presidente da Abar, Fernando Franco, destacou a competência profissional demonstrada pelo órgão regulador da prefeitura, especialmente no abastecimento de água e esgotamento sanitário, um dos mais importantes segmentos da economia e da qualidade de vida dos cidadãos.

Trabalho de Fábio Alho à frente da regulação dos serviços públicos tem reconhecimento em evento nacional.

Fábio Alho recebeu a premiação das mãos do ex-presidente da entidade, Álvaro Machado. Em seu discurso, o diretor-presidente da Ageman destacou a responsabilidade que os agentes da regulação possuem para assegurar a eficiência dos serviços públicos. “As agências sofrem ataques constantes e nós estamos provando que a regulação é forte e extremamente necessária para o Brasil”, afirmou.

 

Ele agradeceu, ainda, a oportunidade que os atuais e ex-dirigentes da Abar lhe prestaram ao apoiá-lo nas decisões e no incentivo à presidência e na boa condução da gestão da instituição. Ele também lembrou o trabalho realizado junto à Arsam e ressaltou a iniciativa do prefeito Arthur Virgílio Neto em criar a Ageman, agardecendo o empenho e a dedicação do corpo técnico da agência.

 

“Em uma visão estratégica, não apenas para a cidade de Manaus, mas também para o Estado, o prefeito Arthur Virgílio, ao encaminhar para o Poder Legislativo a criação da Ageman, reconheceu a importância da regulação como forma de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços públicos regulados, ao passo em que promoveu também a atração de novos investimentos, sobretudo no saneamento básico”, disse.

Currículo

Fábio Alho foi presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas (Arsam) por 12 anos, compôs o Conselho Fiscal da Abar, instituição a qual também foi vice-presidente Norte, presidente e atual vice-presidente. Há um ano e oito meses, Fábio está no comando da Ageman. O órgão da administração indireta da Prefeitura de Manaus foi criado em dezembro de 2017 por iniciativa do prefeito Arthur Neto. A Ageman atua na fiscalização e na regulação dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública, Zona Azul, entre outros serviços regulados no âmbito da municipalidade.