Representante do Tesouro Nacional encerra a 10ª edição da Semana do Orçamento

A 10ª edição da Semana de Estudos sobre Orçamento Público da Prefeitura de Manaus encerrou nesta quinta-feira, 8/8, com a participação do gerente de Informação de Custos da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), Éder Vogado, que abordou o tema “Sistemas de Custo no Setor Público: Vantagens e Consequências da Implantação”.

Éder apresentou aos participantes o sistema de custo utilizado na capital federal. Modelo este que, segundo ele, está sendo disseminado no âmbito da administração pública nacional. “Vimos com o objetivo de trocar essa experiência. O tema de custos hoje está envolto a diversas questões. A gente sabe que existe no Brasil, de maneira geral, um forte apelo pela otimização de recursos. Temos que estar atentos às questões do contingenciamento e saber da melhor forma possível onde o recurso deve ser aplicado”, explicou.

Para a subsecretária de Orçamento e Projetos da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), Karliley Capucho, o evento cumpriu o seu papel, levando à sociedade assuntos relevantes sobre orçamento e governança pública. “Foram contribuições e troca de experiências valorosas e a participação da sociedade é muito importante nesse processo”, destacou a subsecretária.

A 10ª edição da Semana de Estudos sobre Orçamento Público da Prefeitura de Manaus foi promovido pela Semef, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Aproximadamente 700 pessoas participaram das palestras, durante os três dias de evento, entre elas estudantes e profissionais das áreas de contabilidade, economia, administração, direito, servidores públicos e sociedade em geral.

O evento contou ainda com a participação do superintendente adjunto de Operações da Suframa, Luciano Tavares, que abriu o primeiro dia com o tema “Zona Franca de Manaus: sua relevância estratégica para o desenvolvimento regional”. A programação seguiu na quarta-feira, 7, com a palestra do consultor de Gestão e Resultados, Matheus Teixeira, que abordou o tema “Indicadores de Gestão Pública”.