Creche de Manaus é destaque na educação nacional. A creche Madalena Arce Daou foi a única do Amazonas a alcançar destaque nacional com projeto de leitura remota.
Creche de Manaus é destaque nacional.
A Creche da prefeitura de Manaus, Madalena Arce Daou, alcançou destaque nacional com o projeto “Quinta Literária: Leitores de Fraldas no Contexto das Aulas Remotas”.
A creche ficou entre as cem melhores escolas do país, sendo premiada com R$ 1 mil. Com o valor, a direção da escola comprou material pedagógico para o próprio projeto.
O anúncio foi feito pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que a escolheu entre as 12 melhores unidades de todo o Brasil.
O projeto acontece desde 2019 e envolve 220 crianças, na faixa etária de 1 a 3 anos, com atividades pedagógicas.
O trabalho que recebeu a premiação é emblemático porque foi realizado durante a pandemia da Covid-19, quando as aulas estavam sendo ministradas remotamente.
Projeto
O projeto tem como objetivo incentivar a cultura leitora no contexto da primeira infância, trazendo as famílias atendidas pela creche como partícipe neste processo de ensino-aprendizagem.
As atividades eram desenvolvidas por meio de histórias (clássicos infantis), que as educadoras encenavam.
Esse trabalho era repassado aos alunos por meio de grupo de WhatsApp dos responsáveis.
As famílias faziam releituras desses clássicos e contos infantis no contexto dos lares, enviando os vídeos produzidos por elas em casa.
Após isso, havia a socialização nas redes sociais da creche, para que toda a comunidade pudesse fazer comentários e sugestões.
Segundo as professoras responsáveis pelo projeto vencedor, ele fica como um legado de estímulo de leitura para as famílias, e também para os colaboradores da creche que ajudaram no projeto.
A coordenadora do projeto na creche, professora Maria Raquel Santos, disse que ficou feliz pela conquista. Para ela, é a realização de um trabalho pedagógico feito pelas professoras.
“É importante iniciativas como esta, pois deixam o trabalho de exposição virtual para qualquer pessoa interessada na leitura com bebês”, concluiu.
Fonte: Semed