CPI da Amazonas Energia da Aleam realiza reunião Itinerante na Zona Norte. Durante a 21° reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que aconteceu nesta sexta-feira (4), foi registrada uma série de denúncias de abusos cometidos pela concessionária contra consumidores da região.
CPI da Amazonas Energia realiza reunião Itinerante na Zona Norte.
O deputado Sinésio Campos (PT), que preside a CPI, falou sobre a decisão judicial que proíbe a instalação de novos medidores. Ele lembrou que solicitou do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), a inspeção dos equipamentos retirados das residências. “A medida é para identificar o real motivo porque a empresa trocou os relógios medidores”, explicou.
Entre as questões apresentadas pela população estão cortes de energia sem aviso prévio; troca de medidores para modelo suspenso e furtos de cabos elétricos. Os consumidores afirmam que a troca de medidores por parte dos funcionários da empresa, além da queda de energia, causa prejuízo aos consumidores.
A artesã Paula Cruz, é uma das pessoas que relatou prejuízos pelas ações da concessionária. “Nós não queremos esse material. Não aceitamos essa troca, que está no causando prejuízos”, disse.
Da mesma forma, o servidor público Josenildo Andrade relatou que solicitou a regularização dos relógios contadores da sua residência. Segundo ele, a empresa fez uma instalação inadequada, o que o está prejudicando financeiramente.
O diretor do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM), Jalil Fraxe, participou da reunião. O gestor confirmou que, após o início da CPI, as denúncias contra a concessionária aumentaram. “A gente tem recebido denúncias e estão sendo encaminhados para tentarmos dar uma orientação aos consumidores”.
A próxima oitiva da CPI acontecerá na Escola Estadual Pedro Câmara, na Compensa, zona Oeste da capital.