O nadador australiano Cameron McEvoy quebrou, nesta sexta-feira (20), o recorde mundial dos 50 metros livre e se tornou o homem mais rápido da história da natação. Ele venceu o Aberto da China com o tempo de 20s88, superando a marca de Cesar Cielo, que era de 20s91 e durava desde 2009.
O recorde de Cielo permaneceu imbatível por mais de 16 anos. O brasileiro havia estabelecido a marca histórica em 18 de dezembro de 2009, consolidando-se como um dos maiores velocistas da natação mundial.
Nas redes sociais, o nadador brasileiro parabenizou o australiano pela conquista. “Parabéns, Cam! Nado super-rápido! Incrível!”, escreveu.
McEvoy respondeu, destacando a importância do recorde anterior.
“Você, meu amigo, é um gigante neste esporte. Todo o meu respeito pelos seus 17 anos. Farei o meu melhor para seguir o seu exemplo!”, afirmou o nadador.
uem é Cameron McEvoy?
McEvoy chega ao novo recorde como um dos principais nomes da natação atual. Ele foi campeão olímpico dos 50m livre em Paris 2024, com o tempo de 21s25.
Além disso, o australiano é bicampeão mundial da prova, com títulos conquistados em 2023, no Japão, e em 2025, em Singapura.
Foto: Cameron McEvoy é o novo nadador mais rápido do mundo | Reprodução



