Alunos do Cetam/Itacoatiara desenvolvem ferramentas para as aulas

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas em Itacoatiara (Cetam/Itacoatiara) continua se destacando pela inovação e originalidade de suas aulas práticas. Essa semana, os alunos do curso Técnico em Mecânica foram novamente desafiados a projetar e desenvolver nas aulas de laboratório. Como resultado, surgiram novas máquinas de solda, concebidas por eles, a partir da teoria ensinada e com o auxílio e orientação do instrutor.

Os equipamentos, que já estão sendo aproveitados durante as aulas práticas de soldagem, foram confeccionados com tubos de PVC, tirantes de 3/8”, restos de madeira, cabos elétricos e transformadores de micro-ondas. Além disso, eles utilizam água e sal para a máquina de soldagem com eletrodo revestido.

O instrutor do curso, professor Cleiton Mafra, comentou sobre a dedicação e envolvimento dos alunos diante do que ele propôs. “O laboratório, podemos afirmar com certeza que nós mesmos fazemos. Os alunos desenvolvem algumas das próprias máquinas e, assim, fixam e ampliam os conhecimentos teóricos”, comenta.

“É gratificante ajudar a fazer a diferença na vida dos alunos e, sobretudo, mostrar a eles que é perfeitamente possível realizar as práticas, unindo o conhecimento aprendido em sala de aula com os recursos que nos cerca, que são de fácil aquisição, baratos”, ressalta Mafra.