Alunos da rede estadual são semifinalistas na Olimpíada Nacional de História

Estudantes da Escola Estadual Tiradentes buscam vaga na grande final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que acontecerá em Campinas (SP)

Seis alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Tiradentes, localizada no bairro Petropólis, zona sul da capital, classificaram-se para a sexta e penúltima etapa da 11ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A competição é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e tem a grande final agendada para acontecer no próximo mês de agosto, na cidade paulista.

A competição é realizada por equipes de quatro pessoas – sendo três estudantes e um professor de História. Inicialmente, a unidade de ensino inscreveu seis grupos na ONHB. Agora, restam somente dois (três alunos em cada). “A avaliação das seis primeiras fases é feita de forma online. Na última [etapa], os estudantes tiveram de elaborar uma pesquisa sobre um personagem pouco conhecido da história do Amazonas e criar um roteiro sobre ele”, revelou o professor Favianni da Silva.

As equipes amazonenses escolheram dissertar sobre Maria de Miranda Leão, a primeira deputada estadual do Amazonas e participante do movimento sufragista; e Ajuricaba, líder da nação indígena dos Manaós no século 18. “Para a sexta fase, nossos alunos terão de corrigir dez trabalhos de outras equipes do Brasil. Eles têm até sábado (15/06) para concluir essa tarefa”, afirmou o educador.

Depois de concluída a etapa, os trabalhos serão analisados por uma banca avaliadora da disputa. As 300 melhores equipes do país avançam para a grande final, que será realizada no próximo mês de agosto, em Campinas (SP). “Na última fase, os estudantes terão três horas para realizar uma prova dissertativa”, adiantou Favianni.

De acordo com o professor, os semifinalistas estão animados e confiantes para a penúltima etapa da ONHB. “Os alunos estão empolgados e estudando bastante. Eles já sabem o que fazer e criaram uma rotina de estudos para conquistar essa vaga na final. Vale lembrar que a própria Olimpíada custeará a passagem para Campinas caso a equipe seja a melhor classificada da região ou do estado”, finalizou.

Integrantes – Compõem as equipes na sexta fase da ONHB, os estudantes Gabriela Santos, Larissa dos Santos Azevedo, Antônio Carlos da Silva Torres, Pedro Henrique da Silva Pereira, Larissa Milena Carvalho Costa e Geovanna Martins, além do professor de História, Favianni da Silva.

Sobre a Olimpíada – A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvido pelo Departamento de História. Em suas dez edições, a ONHB se firmou como uma empolgante competição para equipes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil, trazendo uma proposta inovadora de estudo que aborda temas fundamentais a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Além de medalhas e certificados, o primeiro lugar na ONHB garantirá vaga num curso de História da Unicamp.