Alunos da Escola Estadual Antônio da Encarnação Filho elegem a segunda deputada do Programa Parlamento Jovem 2023

Prosseguindo o cronograma de eleições do Programa Parlamento Jovem 2023 da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), os alunos do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Antônio da Encarnação Filho, localizada no bairro Lírio do Vale, zona Oeste de Manaus, escolheram nesta quarta-feira (29) o aluno que representará a escola no programa.

O pleito ocorreu no Auditório Senador João Bosco Ramos de Lima e elegeu a jovem Miriam de Mello Queiroz, 17, que foi a segunda aluna eleita para o programa. Ela destacou a preocupação com a questão da segurança nas escolas. “Fico feliz por poder representar os estudantes da minha escola e terem confiado em mim para desempenhar esse papel. Acho importante termos iniciativas na vida política, já que somos nós quem estaremos no futuro e construiremos o Brasil, por isso uma atuação desde cedo é fundamental”, declarou.

Miriam representará a escola durante duas semanas de atividades do Parlamento para ter uma ideia da vivência parlamentar para cada aluno. Os estudantes eleitos serão apadrinhados por um deputado ou deputada estadual e, inclusive, apresentarão Projetos de Lei.

Para a professora de Sociologia, Kalinda Félix, que acompanhou os estudantes na eleição, a iniciativa desperta a consciência política nos alunos de forma singular, por meio de uma experiência única.

“Neste momento, os jovens estão iniciando a participação na vida cidadã, então é muito importante esta iniciativa da Casa, que é proporcionar essa experiência, aproximando-se deles para que entendam e, posteriormente, vivenciem o funcionamento da política no estado e como isso impacta na vida das pessoas, inclusive dos estudantes, despertando um olhar voltado à verdadeira política”, afirmou.